Solenidade foi realizada na manhã desta quinta-feira (09) e reuniu autoridades e representantes do órgão público
O governador Mauro Mendes destacou, durante a entrega da reforma do Arquivo Público do Estado, realizada na manhã desta quinta-feira (09.05), em Cuiabá, a importância do órgão para a história de Mato Grosso, que completa 276 anos nesta data.
Além da entrega do prédio, Mauro também inaugurou o Espaço Memórias, voltado à realização de exposições originadas a partir dos documentos de guarda do Arquivo Público. Na obra de revitalização do local, foram investidos mais de R$ 1,4 milhão.
“É com muita alegria que entregamos hoje dois grandes e importantes instrumentos de preservação da nossa história no aniversário de Mato Grosso. A reforma de preservação e modernização do Arquivo Público vai oferecer mais qualidade para esse ambiente e a inauguração do Espaço Memórias vai proporcionar exposições voltadas à história documentada aqui”, destacou.
Segundo o governador, o avanço tecnológico do Governo de Mato Grosso colaborou para a entrega de um ambiente condizente com o progresso do Estado.“Nós investimos em ferramentas que oferecem as condições necessárias de acesso gratuito ao nosso patrimônio histórico. Com essa entrega nós possibilitamos a oferta desse serviço através de um ambiente completamente revitalizado para acolher todas as pessoas que precisarem acessar esses registros. Essa entrega demonstra o cuidado com a preservação do nosso patrimônio histórico”, afirmou.
A superintendente do Arquivo Público, Vanda da Silva, ressaltou que o olhar diferenciado da gestão possibilitou a reforma do local.
“O governador é um gestor que pensa no bem da nossa região e que se importa com a nossa história, olhando e possibilitando o cuidado com um ambiente que não era reformado há 23 anos”, disse.
Participaram da entrega os secretários de Estado Basílio Bezerra (Planejamento e Gestão), Allan Kardec (Ciência, Tecnologia e Inovação), Laice Souza (Comunicação); o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Léo Bortolin, entre outras autoridades.