O governador Mauro Mendes (União) pediu para o prefeito eleito Abilio Brunini (PL) se reunir com o secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, por conta da denúncia de que facção criminosa estaria tentando interferir na eleição da Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá.
Mendes e Abilio estiveram juntos na manhã desta sexta-feira (8) no evento de entrega de novas delegacias da Capital.
À imprensa, o governador afirmou que o relato do eleito é “grave”, mas não é novidade.
“Vou pedir para o nosso secretário de Segurança que convide o prefeito eleito para uma conversa sobre esse assunto. É muito grave o que ele falou. A ousadia dos criminosos no Brasil não está assustando mais ninguém”, afirmou Mendes em conversa com a imprensa.
“E isso, diga-se de passagem, não é novidade para ninguém. As facções criminosas estão avançando fortemente enquanto o Estado brasileiro bate cabeça”, acrescentou.
Conforme Abílio, vereadores – cujos nomes não revelou – relataram ter recebido propostas de R$ 200 mil para votar seguindo a orientação da facção. A estratégia seria colocar um vereador aliado ao grupo criminoso no comando da Casa.
Ao falar sobre o avanço das facções, Mendes voltou a criticar a forma que o Governo Federal tem lidado com o problema que assola o país.
Ele, inclusive, mencionou a reunião convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na semana passada, em Brasília, que teve como foco a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública. Para Mendes, a proposta foi pouco revolucionária no combate ao crime organizado.
“Vi com muita alegria a convocação do presidente para todos os governadores. Porém, não vi, ao ler a Proposta de Emenda Constitucional, nada que ao meu ver vai contribuir de forma decisiva para mudar esse cenário. Absolutamente nada”, disse.
“É como se estivéssemos um paciente com câncer, e hoje o crime organizado é um câncer, e falar em dar mais uma neosaldina, uma dipirona, um remédio para dor. Não é isso que vai resolver”, acrescentou.
“Nós temos que fazer uma reflexão profunda, verdadeira, honesta, corajosa para enfrentar o crime organizado. Senão eles vão estar todo dia protagonizando cenas de violência, de desrespeito e afronta ao Estado Brasileiro, como essa relatada pelo prefeito da Capital, que eles estariam se movimentando para eleger a Mesa Diretora na Câmara de Cuiabá”.
Sorteio será no dia 08 de dezembro, na cerimônia oficial do casamento no Ginásio Aecim…
Severino Amaro de Lima, de 70 anos, tentou apaziguar uma discussão, mas acabou sendo atacado…
Ganhador fez uma aposta de R$ 5 e ganhou sozinho o prêmio milionário. O ganhador…
Vítima era suspeita de ter ter envolvimento com facção criminosa, e a morte estaria relacionada…
Idealizada pela primeira-dama Virginia Mendes, a Expedição capacitou 145 profissionais socioassistenciais do município e região…
Quatro criminosos foram presos em flagrante horas após o crime, nesta terça-feira (03) A Força…