O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, palestrou na manhã desta segunda-feira (06.05) em São Paulo, na reunião do Conselho Político e Social (COPS), promovida pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Durante sua fala, Mauro ressaltou as boas iniciativas aplicadas em Mato Grosso com foco na eficiência, e que tem destacado o Estado como símbolo do desenvolvimento no país.
O encontro contou com a presença de empresários e representantes dos núcleos comerciais das 420 associações ligadas à entidade paulista, de forma presencial e virtual.
“Quando assumimos a gestão estadual em Mato Grosso nós desenvolvemos um papel muito importante na reorganização financeira do Estado e de um duro ajuste fiscal das contas públicas. Com isso, conseguimos fazer o Estado se tornar protagonista em boa gestão e eficiência”, afirmou.
Uma das grandes ações citadas pelo governador, e que se tornou um case de sucesso no país, foi a compra da concessão da BR-163 pelo Governo de Mato Grosso, que há anos sofria com graves problemas e não recebia os investimentos necessários.
“Com essa iniciativa, pudemos aportar investimentos de R$ 1,6 bilhão em obras de recuperação e duplicação, e oferecer mais segurança aos motoristas que trafegam diariamente nessa região, além de gerar um grande impacto positivo para o desenvolvimento econômico. Atualmente temos mais de 200 km da rodovia já em obras ”, declarou, ao lembrar que a solução foi considerada “inédita e inovadora” pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
O governador ainda mencionou o impacto dessas ações nas políticas públicas do Governo de Mato Grosso, que nos últimos anos tem aplicado mais de 19% de tudo o que arrecada em investimentos – bem acima da média nacional.
Roberto Mateus Ordine, presidente da Associação Comercial de São Paulo, disse que a condução do governador na atual gestão é a demonstração de que é possível aprimorar o serviço público.
‘’É nítida a dedicação para a eficiência dessa gestão na aplicação das ações de desenvolvimento. São pontos assertivos que devem ser compartilhados e destacados como bom exemplo, reforçando o comprometimento e autenticidade na aplicação do trabalho”, afirmou
O presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Alfredo Cotait Neto, também destacou a importância de implantar práticas de eficiência nas gestões públicas, a exemplo do que acontece em muitas empresas bem-sucedidas.
“É muito bom ouvir falar de eficiência e estratégia. Tivemos uma verdadeira aula de conjugação dos critérios de gestão privada empregada na gestão pública”, finalizou.
Também participaram do evento o coordenador do Conselho Político e Social da associação, ex-senador Hieráclito Fortes; o 1° vice-presidente da associação, Alfredo Cotait Neto; o ex-governador de Santa Catarina, Jorge Bornhausen; e diversos integrantes da associação de forma presencial e online.
Ministério da Saúde revela que, em 2023, o Estado teve 14,34 casos da doença para…
A Aliança Global de combate à fome e o financiamento de nações ricas a ações…
O economista Thomas Coutrot afirma que proposta de escala 4x3 tem grande aceitação pública, mas…
O cianeto, composto químico para o refino de minério, é usado no garimpo ilegal em…
O Dia do Rio Paraguai nasceu da luta dos comitês populares, até se transformar em…
O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Dohar Zonshine e o adido comercial Ari Fischer,…