[ad_1]
Uma feira afro de empreendedorismo criativo, chamada Báyò, será realizada nesse sábado (14) e domingo (15), em Cuiabá. O evento reúne negócios de economia conduzidos pela população negra em Mato Grosso, e está prevista para acontecer das 16h às 22h, no Museu de História Natural. A entrada é gratuita.
Segundo a Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a feira tem como objetivo enaltecer a cultura afro-brasileira e suas contribuições para a economia criativa do estado.
Nos dois dias de programação, o evento terá variados produtos e serviços de economia criados e vendidos por empreendedores negros, com opções de artesanato, gastronomia, design, literatura, turismo, negócios digitais, cultura popular, moda, artes cênicas e visuais.
A feira ainda será palco do lançamento do Festival Tambores do Mato, que apresentará um repertório com diversidade ancestral. A programação musical acontece nos dois dias do evento, das 17h30 às 21h.
O evento ainda contará com apresentações do Grupo Siriri Flor do Campo, além disso, a praça de alimentação contará com um cardápio de pratos e comidas típicas regionais.
A Feira de Afro Empreendedorismo Criativo é parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Afroempreendedorismo de Mato Grosso. A equipe da Superintendência de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secel organiza o programa, que visa apoiar os negócios criativos liderados por pessoas pretas e pardas no Estado.
Além disso, o Báyò realiza duas ações importantes nesta semana: a ‘Exposição Ananse – Arte e Futuro Ancestral’ e uma palestra sobre ‘Empreendedorismo na Base da Pirâmide’ com Celso Athayde.
A ‘Exposição Ananse – Arte e Futuro Ancestral’ exibe obras de arte e produtos que representam a herança cultural e as tradições da população preta de Mato Grosso. A exposição fica aberta ao público na Galeria de Artes Lava Pés até 9 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada gratuita.
A palestra ‘Empreendedorismo na Base da Pirâmide’ tem inscrições abertas e será realizada no próximo sábado, 14 de outubro, às 9h, no Palácio da Instrução.
Por meio do Báyò, a Secel também está conduzindo uma pesquisa para entender as necessidades da população negra empreendedora em Mato Grosso, com um questionário disponível no site da secretaria. Além disso, o programa ofereceu o curso ‘Imersão em Afroempreendedorismo’ em setembro, cobrindo tópicos como economia criativa, modelagem de negócios, elaboração de projetos, captação de recursos, comunicação, marketing e sustentabilidade.
[ad_2]
A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça realiza o evento “20 de novembro - Dia…
Apreensão causou um prejuízo de aproximadamente R$ 3,3 milhões ao crime organizado, diz Gefron. Dois…
Prevenção e cuidados são as melhores alternativas para evitar esses incidentes e tragédias O Corpo…
Conforme decisão, a interdição impede a prestação de serviços de saúde aos usuários, violando o…
Raul Mendes e Cris Reinheimer foram presos por suspeita de adulteração e receptação de um…
Por: Virginia Mendes Temos um compromisso com o futuro de Mato Grosso. O 15 de…