Mantendo viva a tradição do Dia de Reis, que marca o fim do Natal, o grupo ‘Os Cuiabanos’ vai passar pelas ruas do bairro Planalto, neste sábado (6).
É celebrado pela Igreja Católica neste sábado (6), o Dia de Reis e o grupo ‘Os Cuiabanos’, da família Evangelista dos Santos, tem saído pelas ruas de Cuiabá desde o dia 25 de dezembro, levando cores, músicas e a bandeira de reis pelas ruas da capital como forma de celebrar data. Para encerrar a folia de reis, o grupo vai desfilar pelas ruas do bairro Planalto na tarde deste sábado.
Até o momento, eles já passaram pelos bairros Três Barras, Doutor Fábio, Cinturão Verde, Pedra 90, Carumbé, dentre diversos outros, adentrando as casas de quem deseja a receber visita que simboliza a ida dos reis magos ao menino Jesus, em seu nascimento.
A Joaninha Evangelista dos Santos contou à reportagem que ao passear com a bandeira de reis, ela se lembra da época que era criança, acompanhando os pais na mesma tradição. Inclusive, a bandeira que a família carrega atualmente, foi dada à Joaninha pelos pais dela, já falecidos.
Já Erika Evangelista dos Santos disse que deixar pra trás o ato anual simbólico não é uma opção, mesmo com algumas dificuldades em reunir todos os familiares e organizar o desfile.
“Eu não vou deixar isso morrer! Até quando Deus permitir eu vou continuar correndo atrás de muita coisa” afirmou Erika
A tradição
A tradição relata que o menino Jesus foi visitado por três reis magos, chamados Melquior, Gaspar e Baltazar. Até o ano 474 os restos mortais deles estiveram sepultados em Constantinopla (atual Istambul), e então foram trasladados para a catedral de Milão, na Itália. Em 1164, foram transferidas para a cidade de Colônia, na Alemanha, onde foi erguida a catedral dos Reis Magos, que os guarda até hoje.
Além da visita, os reis magos levaram presentes para o menino Jesus, sendo ouro, incenso e mirra. Cada um deles tem um significado, conforme explica um texto publicado no site da Arquidiocese de São Paulo.
- Ouro: realeza de Jesus
- Incenso: essência divina
- Mirra: essência humana
É por causa da entrega desses itens ao menino Jesus que alguns países, como Portugal, Espanha e Itália, fazem a troca de presentes entre familiares no dia 6 de janeiro, em vez de 25 de dezembro.
O termo “mago” vem do antigo idioma persa e ajuda a identificar o local de origem deles. O temo “rei”, por sua vez, é um dos sinônimos daquela palavra, também usada para nomear os sábios discípulos que cultuavam um só Deus. Portanto, os reis magos não eram astrólogos nem bruxos.
Segundo a tradição católica, a data encerra o ciclo natalino e por isso é considerada o dia de desmontar a árvore de Natal.