[ad_1]
Ana Clara Benevides Machado morreu em decorrência de uma parada cardiorrespiratória, segundo a prefeitura do Rio. Ela estudava psicologia em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. A cantora disse estar de coração partido e chegou a pausar o espetáculo para alertar que fãs precisavam de água.
A fã que morreu antes do show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro, na sexta-feira (17), Ana Clara Benevides Machado, tinha 23 anos e se formaria em psicologia em abril de 2023. Ela estudava na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), a 218 km de Cuiabá. A morte foi confirmada pela TV Globo com parentes da jovem. Segundo a Prefeitura do Rio, Ana teve uma parada cardiorrespiratória.
O amigo da jovem, Pedro Henrique, contou que eles se conheceram na faculdade, em 2019 e, de lá para cá, tornaram-se inseparáveis. Segundo o jovem, a estudante era feliz, dócil, parceira, dona de um coração gigante e apaixonada por Taylor.
VIDEO:
“Desde que conheci a Benevides, ela era fissurada e tinha uma paixão inexplicável pela artista. O maior sonho dela era ver a Taylor pessoalmente, infelizmente vai ser impossível ela nos contar como foi essa experiência, lamentou .
Pedro também contou que tinha Ana como a melhor amiga e ainda não consegue acreditar na partida dela. “Minha ficha ainda não caiu, não consegui chorar ainda, pois ainda espero ela chegar do Rio pra me contar as novidades. É um pesadelo, espero acordar”.
Em nota, a universidade lamentou a morte da jovem e decretou luto.
“A UFR lamenta profundamente o ocorrido e presta solidariedade aos amigos e familiares de Ana. Diante da perda, a Reitora da universidade, professora Analy Castilho Polizel de Souza, decretou luto oficial de três dias em respeito à memória da estudante”, diz trecho da nota.
Quando ocorreu a morte da fã?
Ana Clara começou a passar mal durante a apresentação e desmaiou durante a música Cruel Summer, a segunda do repertório de Taylor, de acordo com a amiga Daniele Menin, que estava com ela.
“Na segunda música ela simplesmente desmaiou. Aí tiramos ela com ajuda dos seguranças e corremos pro postinho de apoio no estádio. Eles atenderam ela e encaminharam pra ambulância”, lembra Daniele.
Qual a causa da morte da fã de Taylor Swift?
A Secretaria Municipal de Saúde diz que Ana Clara chegou ao Hospital Municipal Salgado Filho, às 20h50, em parada cardiorrespiratória. Apesar da associação com o calor relatada por amigos, ainda não se sabe qual o impacto das altas temperaturas no quadro que levou à morte da universitária.
Em dias de calor extremo, manter a hidratação é fundamental para a saúde. Especialistas ouvidos pelo g1 apontaram que, é muito difícil que um adulto saudável e que NÃO esteja em um situação de privação de líquidos, que não tome medicamentos (como antidiuréticos ou reguladores de pressão arterial), passe por um quadro de desidratação.
O que diz a T4F – Time For Fun, organizadora do show de Taylor Swift?
A empresa diz que Ana Clara se sentiu mal e foi “prontamente atendida” pela equipe de brigadistas e paramédicos. Ela informa que o primeiro socorro foi no posto médico do Estádio Nilton Santos .
“Diante do quadro, a equipe médica optou pela transferência ao Hospital Salgado Filho, onde, após quase uma hora de atendimento emergencial, infelizmente veio a óbito”, informou a empresa.
A T4F – Time For Fun não divulgou balanço sobre o total de atendimentos médicos realizados, e também não se pronunciou sobre as críticas de fãs ou mesmo sobre a determinação do ministro da Justiça para que seja apurado se houve restrição ao acesso à àgua dentro do Engenhão.
O que dizem as autoridades sobre a morte da fã no Engenhão?
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse que a morte é “inaceitável” e que detalhes estão em apuração. Além disso, determinou adoção de medidas para amenizar a exposição do público ao calor.
“Já determinei ao Chefe Executivo de Operações do município que exija providências junto a produção do show. Já posso adiantar as seguintes medidas que eles devem anunciar ainda na manhã de hoje: – antecipar a entrada em 1h e ocupar o anel de circulação para tirar o público do sol – novos pontos de distribuição de água; – aumento de numero de brigadistas – aumento de ambulâncias”, disse Paes.
O ministro da Justiça, Flávio Dino, também afirmou que “medidas imediatas” serão adotadas para garantir o acesso à água durante a apresentação
“A Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça vai adotar as medidas imediatas, com a edição de normas emergenciais e notificações, ainda hoje, acerca de ACESSO À AGUA em shows e outros espetáculos públicos. E também vai adotar as medidas relativas às responsabilidades pelos danos já causados, em diálogo com os demais órgãos do Sistema Nacional do Consumidor”, escreveu Dino.
[ad_2]