A mostra gratuita recontará história do movimento proposto pelo, então, deputado federal Dante de Oliveira
Fotografias, recortes de jornais da época e objetos irão compor a exposição ‘Diretas Já: 40 anos de legados e transformações’, disponível para visitação gratuita, na Galeria de Artes do Sesc Arsenal, em Cuiabá, a partir dessa terça-feira (6), a partir das 14h.
A exposição contará a história do movimento que ganhou apoio de diversos partidos políticos e setores da sociedade, após 21 anos sem eleições para Presidente da República, até que em 25 de abril de 1984, a proposta de emenda constitucional, apresentada pelo, então, deputado federal por Mato Grosso, Dante de Oliveira (PMDB), foi colocada em votação.
A história será narrada em cinco setores:
- O que foi o movimento;
- Contexto histórico;
- Protagonistas;
- Os comícios;
- Dante de Oliveira.
A exposição ficará aberta para visitação de terça-feira a sábado, das 14h às 21h e aos domingos, das 15h às 21h, até 18 de outubro.
Diretas Já
Movimento das ‘Diretas Já’ completa 40 anos
As “Diretas Já” foram classificadas como a maior manifestação popular política da história do Brasil até a década de 1980.
Comícios históricos foram realizados em todo o país, com o apoio de artistas e intelectuais. Em São Paulo, no Vale do Anhangabaú, mais de 1,5 milhão de pessoas se reuniram para acompanhar os discursos de políticos de diferentes vertentes.
A emenda, apresentada por Dante de Oliveira, teve 298 votos a favor, 65 contra, três abstenções e 113 ausências. Por ser uma emenda, era preciso 320 votos favoráveis para ser encaminhada ao Senado Federal.
Com a derrota da emenda, Tancredo Neves foi o primeiro presidente civil eleito por voto indireto, no entanto faleceu em abril de 1985, antes de tomar posse. O vice, José Sarney assumiu em seu lugar.
Dante de Oliveira
Ex-prefeito de Cuiabá (1986-1989/1993-1994) e ex-governador de Mato Grosso (1995-2002), Dante Martins de Oliveira era cuiabano e engenheiro civil.
Nascido em 1952, ele também foi deputado federal por Mato Grosso, deputado estadual e ministro da Reforma e do Desenvolvimento Agrário.
Dante ficou conhecido pela autoria da emenda constitucional que restabelecia as eleições diretas para presidente da república, no movimento que resultou na campanha das ‘Diretas Já’.
O político faleceu em 2006, aos 54 anos, vítima de uma pneumonia agravada pelo diabetes.