Os estudantes Lucas Gabriel Alves, da Escola Estadual Júlio Strubing Muller (Várzea Grande), Gustavo Henrique Andrade, da Escola Estadual Dione Augusta Silva Souza (Cuiabá), e Pérola Rosa Mattos, da Escola Estadual Militar CBMT Governador José Fragelli (Cuiabá) embarcaram nesta segunda-feira (07.10) para Brasília (DF). Na Capital Federal, eles representarão o Estado de Mato Grosso no projeto Embaixadores do Brasil, promovido pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, que está custeando a viagem.
Por meio da iniciativa, os estudantes participarão de atividades de diplomacia e inovação, incluindo visitas a embaixadas de países como Chile, China, Nova Zelândia, Portugal, Suíça Suécia e Reino Unido. A atividade é realizada entre os dias 08 e 10 de outubro.
O projeto do consórcio, formado pelos estados de Mato Grosso, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Maranhão e do Distrito Federal, visa incluir estudantes nas discussões sobre mudanças nas políticas públicas e nas diferentes perspectivas da diplomacia.
Os alunos de Mato Grosso foram selecionados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), através da Coordenadoria do Ensino Médio, com base em suas notas e desenvoltura na disciplina de Inglês. Todos estarão acompanhados por uma monitora indicada pela Seduc.
Lucas, de 16 anos, cursa o 2º ano do Ensino Médio e não escondeu a emoção ao ser comunicado que havia sido selecionado. “Será uma experiência nova. Estou muito feliz, pois sei que vou representar bem o meu Estado”, disse. “Tive um bom desempenho e boas notas na escola, na disciplina de Língua Inglesa, e agora estou ansioso para essa viagem. Nunca andei de avião e não conheço Brasília. Vou fazer isso de uma só vez e ainda aprender um pouco sobre como funciona a diplomacia”, contou, empolgado.
Gustavo, de 16 anos, também do 2º ano, destacou a importância do projeto. “Para mim, é uma experiência muito gratificante. Com esse projeto, posso aperfeiçoar e aprender mais sobre outros lugares”.
O estudante também foi selecionado por ser bom aluno na disciplina de Inglês e pelo bom desempenho nas atividades do Mais Inglês. “Levar o nome da minha escola às embaixadas é uma grande honra. Tenho a certeza de que essa experiência me proporcionará novos conhecimentos”.
Pérola tem 17 anos e já está no 3º ano do Ensino Médio. Ela disse que já conhece muitas cidades em razão da sua experiência em competições esportivas, mas Brasília será uma novidade.
“Minha escola é vocacionada ao Esporte e participar desta viagem de conhecimento está sendo um privilégio. Também estou ansiosa, porque é uma grande oportunidade. Farei o melhor para voltar à Cuiabá disposta a compartilhar desse conhecimento com meus colegas”, concluiu.
Consórcio Brasil Central
O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central foi criado em julho de 2015 com objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social dos estados consorciados, mais o Distrito Federal, de forma integrada e por meio da cooperação entre as Unidades Federativas para assim tornar a região ainda mais competitiva.
Com auxílio de representantes de cada ente consorciado e eventuais parceiros institucionais, o Consórcio elabora e executa as ações, programas e projetos do Consórcio, principalmente nas áreas relacionadas à agropecuária, logística, empreendedorismo, inovação e processo de articulação internacional em fase inicial.
“Bem-Aventurados: Arte Cristã” reúne obras de 33 artistas e será aberta às 9h O Museu…
O comunicado prevê ainda ventos intensos, que podem variar entre 40 e 60 km/h. O…
A interdição vai acontecer das 6h às 12h, na altura do km 343 e km…
Carrefour anunciou que suas lojas na França não vão mais comprar carnes do Mercosul. Medida…
O acidente aconteceu nessa sexta-feira (22), no km 05 da rodovia por volta de 3h50…
A suspeita é que os veículos tenham batido de frente, segundo a polícia. Uma mulher…