Lavinea Real dos Santos, moradora de Nobres, foi a primeira estudante da rede estadual a receber a notícia de que foi aprovada para participar da segunda edição do programa MT no Mundo e fará um mês de intercâmbio na Inglaterra. Ela, que é deficiente visual, recebeu a notícia na manhã desta terça-feira (27.02), diretamente do governador Mauro Mendes, por meio de uma ligação de vídeo que emocionou os pais dela, professores e colegas de sala de aula.
Ela tem 15 anos e é a primeira deficiente visual que fará o intercâmbio para a Inglaterra. Lavinea estuda no 1º ano na Escola Estadual Professor Nilo Póvoas e foi selecionada pela Plataforma Mais Inglês, com quatro certificados emitidos com média 95, disputando a vaga com todos os demais alunos selecionados.
“Parabéns pelo seu esforço, eu fico muito feliz. Você conseguiu ser classificada entre os cinquenta novos alunos a participar do programa tirando a nota 9,5. Eu fico muito feliz de ver você conseguir, com seu desempenho e seu esforço ser aprovada para ir à Inglaterra entre os 100 estudantes, filhos da escola pública, que farão intercâmbio durante um mês para aprimorar o Inglês”, destacou o governador na ligação.
Lavinea contou ao governador que só conseguiu entrar no curso em outubro do ano passado. “Fico feliz por ter conseguido ser selecionada para fazer o intercâmbio. Mesmo eu tendo entrado em outubro no curso, consegui os quatro certificados. Fico feliz por ter tirado a nota 9,5”.
Para a mãe de Lavinea Rejane Real de Matos, a aprovação da aluna para fazer o intercâmbio é resultado de muito esforço e dedicação. “Ela merece, muito, é muito dedicada. Vamos deixar ela ir para aprimorar o inglês”, falou a mãe.
O esforço da aluna também é reconhecido pela professora de Inglês, Rosinete Pinto Sampaio. “Ela é uma menina muito dedicada, se esforça bastante e merece tudo isso que está conquistando. Eu fico muito feliz e sou muito grata por tudo que estão fazendo por ela, pois ela se esforça muito. Conheço ela desde pequenininha e é muito gratificante ver isso”, ressaltou a professora.
Essa não é a primeira vez que Lavinea recebe do governador uma boa notícia. Em abril de 2022, a aluna visitou o Palácio Paiaguás e recebeu das mãos de Mauro Mendes e da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, um óculos inteligentes com dispositivo de leitura que oportunizaram a ela uma condição de vida melhor.
MT no Mundo
A lista preliminar dos 100 estudantes aprovados para participar da segunda edição do programa de Intercâmbio do Governo de Mato Grosso foi divulgada na manhã desta terça-feira (27). O investimento do Estado no programa é de R$ 7 milhões.
Foram selecionados 100 estudantes da rede estadual de ensino de 51 municípios, distribuídos em 85 escolas, sendo 59 de ensino regular, 19 militares, 12 de ensino integral, 8 do campo e 2 confessionais. Do total de aprovados, 50 estudantes obtiveram as melhores médias na avaliação de saída de 2023 e outros 50 estudantes que conseguiram os melhores desempenhos na plataforma Mais Inglês e que apresentaram, no mínimo, quatro certificados mais avançados de níveis diferentes do curso de inglês, entre os 16 disponíveis no sistema.
Ministério da Saúde revela que, em 2023, o Estado teve 14,34 casos da doença para…
A Aliança Global de combate à fome e o financiamento de nações ricas a ações…
O economista Thomas Coutrot afirma que proposta de escala 4x3 tem grande aceitação pública, mas…
O cianeto, composto químico para o refino de minério, é usado no garimpo ilegal em…
O Dia do Rio Paraguai nasceu da luta dos comitês populares, até se transformar em…
O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Dohar Zonshine e o adido comercial Ari Fischer,…