Categories: MT

Escola de Governo de Mato Grosso capacita servidores para análise de dados digitais

[ad_1]

A Escola de Governo de Mato Grosso capacitou 20 servidores para análises avançadas de dados digitais. O curso Dashboard em Power Business Intelligence (Power BI) foi ministrado na Escola Superior de Advocacia (ESA-OAB), entre os dias 29 e 31 de janeiro. Participaram gestores e técnicos que atuam no monitoramento e controle das entidades e órgãos estaduais.

O objetivo é potencializar a eficiência dos serviços prestados à sociedade mato-grossense. “Dashboards proporcionam ao gestor público a tomada de decisões embasadas nos históricos dos dados produzidos pelo próprio setor, com base nos principais indicadores de controle”, destacou o fiscal do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Flávio Barcelos.

Além disso, ele ressaltou que a estratégia colabora com o princípio da transparência de informações públicas. “É possível tornar esses dados disponíveis de maneira clara e concisa à população, cumprindo a premissa de transparência das ações e do acesso à informação”, pontuou Barcelos, facilitador do curso.

O cidadão ganhará mais acessibilidade à informação e a administração pública mais celeridade, o que resulta em mais eficiência nos processos de governança. Assim, a ideia é que o Power BI seja cada vez mais adotado pelas unidades do Poder Executivo, a exemplo da difusão que acontece no Indea como também nas secretarias estaduais de Educação e Saúde.

A gestora governamental Geisa Laura Magalhães, que atua na Casa Civil, foi uma das alunas do curso. Apesar de saber sobre Power BI, nas aulas ela conheceu outras funcionalidades e aplicações da ferramenta. “Certamente o conhecimento adquirido vai agregar muito positivamente nas metodologias que eu aplicarei daqui em diante nas atividades do meu trabalho”, afirmou.

Somente em 2023, a Escola de Governo ofertou mais de 205 cursos voltados para diferentes áreas do serviço público, com ênfase na formação e capacitação profissional. De diferentes órgãos estaduais, os servidores que fizeram o curso afirmaram que permanecerão em diálogo para o aperfeiçoamento da aprendizagem no uso das ferramentas.

Fonte: Governo MT – MT

[ad_2]

O Noroeste

Recent Posts

MT tem a maior taxa de prevalência de hanseníase do país I MT

Ministério da Saúde revela que, em 2023, o Estado teve 14,34 casos da doença para…

4 horas ago

Combate à fome e financiamento para ações climáticas serão legado, diz Ministro

A Aliança Global de combate à fome e o financiamento de nações ricas a ações…

4 horas ago

As experiências de outros países com jornada de trabalho reduzida

O economista Thomas Coutrot afirma que proposta de escala 4x3 tem grande aceitação pública, mas…

5 horas ago

Operação desmonta esquema de garimpo ilegal em Terra Indígena I MT

O cianeto, composto químico para o refino de minério, é usado no garimpo ilegal em…

5 horas ago

Audiência pública é marcada por ato de reconhecimento do corredor biocultural do rio Paraguai

O Dia do Rio Paraguai nasceu da luta dos comitês populares, até se transformar em…

5 horas ago

Botelho recebe embaixador de Israel, Daniel Zonshine, e ressalta potencial agropecuário de MT

O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Dohar Zonshine e o adido comercial Ari Fischer,…

5 horas ago