Emoção e retrospectiva marcaram o evento de confraternização da Academia Gracie Barra e a troca de faixas dos alunos de Jiu-jitsu e Parajiu-jitsu em Barra do Garças, com a presença da primeira-dama de MT, Virginia Mendes, Madrinha Nacional, Embaixadora Mundial do Parajiu-jitsu e Faixa Preta do esporte. A cerimônia, realizada no Anfiteatro Fernando Peres, contou com a presença de atletas, paratletas, professores e familiares. A cerimônia aconteceu no sábado (14.12).
Idealizadora do programa SER Família Inclusivo, a primeira-dama Virginia Mendes foi recebida pelos alunos com mensagens de carinho e reconhecimento por sua atuação e atenção junto ao paradesporto, que ganhou visibilidade após uma visita que ela fez à Academia Gracie Barra no mês de julho deste ano. O presidente da Federação Brasileira de Jiu-jitsu Paradesportivo (FBJJP), Elcirley Luz, falou sobre a importante participação da Madrinha e Embaixadora Mundial do Parajiu-jitsu e das mudanças na rotina dos paratletas depois que ela abraçou o esporte.
“A dona Virginia se esforçou ainda mais e se tornou Embaixadora Mundial do Parajiu-jitsu, obteve reconhecimento internacional e transformou Mato Grosso no estado da Inclusão. Depois que nossa madrinha nos conheceu, nossa rotina mudou. Tivemos condições de participar do 1º Pan-Americano em Manaus, recebemos homenagens em Brasília, participamos de grandes campeonatos no Rio de Janeiro, e não paramos por aí. A articulação dela junto ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte, nos levou ao Campeonato Mundial na Grécia e à maior competição profissional de Jiu-jitsu em Abu Dhabi”, contou Elcirley Luz.
Emocionada, a primeira-dama Virginia Mendes também relembrou sua primeira visita à academia, onde os paratletas treinam. “Eu tinha uma agenda aqui em Barra do Garças e não estava no roteiro vir até a academia, mas o meu amigo, jornalista Ronan Sá, fez o convite. Naquele dia, pedi ao prefeito se poderia trocar a visita a uma obra para conhecer o projeto, e deu tudo certo. Foi a melhor escolha que fiz. Conheci o meu querido amigo Elcirley, o mestre, e faço questão de contar a história dele para todos que conheço”, disse Virginia Mendes.
“Todos vocês representam o significado do SER Família, superação, esperança por dias melhores, esperança na vida, e o respeito ao próximo e à família, que é tudo. Agradeço também ao secretário David Moura, que me ajuda em tudo. Tenho muito orgulho de você, secretário. E se hoje sou Embaixadora Mundial, é graças a todos vocês. Foram vocês que me conquistaram, foi você que me deu forças, Elcirley. Gratidão eterna. Que Deus abençoe a todos”, agradeceu Virginia Mendes.
A professora aposentada Carmem Lúcia, mãe do paratleta João Pedro, portador de paralisia cerebral, ressaltou o exemplo de vida da primeira-dama Virginia Mendes, recitando um trecho bíblico: “Mulher virtuosa, quem a achará? Seu valor excede o de finas joias”. “Mulher repleta de honrosas características, honrada, honesta, que expressa boa conduta, cheia de ânimo e boa vontade, entre outras, assim é a senhora Virginia Mendes. Foi com sua força, vontade e determinação que Mato Grosso levou a maior delegação paradesportiva aos últimos eventos internacionais”, afirmou.
O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), David Moura, destacou a liderança da Embaixadora Mundial, Virginia Mendes. “Nós temos líderes que nos motivam e têm propósitos, e a primeira-dama Virginia Mendes é uma líder. Tenho a honra de dizer que tudo o que a senhora me pediu eu consegui dizer sim, porque a senhora pede pelo próximo, pelas crianças, pelo idoso e por todas as pessoas que precisam. A senhora é uma voluntária que faz muito mais do que muitas pessoas que têm cargo”, reconheceu o secretário.
“Faltam palavras para expressar tudo o que a senhora faz pela população de Mato Grosso. Onde a senhora passa, leva vida e faz a diferença na vida das pessoas. A senhora merece esse reconhecimento internacional”, destacou o empresário Benier Marcos.
O presidente da Câmara, vereador Zé Gota, acompanha as ações da primeira-dama Virginia Mendes desde a época da prefeitura de Cuiabá e ressaltou o diferencial da voluntária do Governo do Estado. “Eu sempre estive no meio político, sou seguidor das ações da primeira-dama Virginia Mendes desde quando ela foi primeira-dama de Cuiabá. É uma gestão que não visa somente as áreas de Governo, mas o que é visado é a causa humana. Por tudo o que a senhora passou com sua saúde, a senhora se mostrou uma mulher forte e muito determinada. A gente se emociona sempre que falamos com a senhora, porque a senhora é a mãe da inclusão, da saúde, do social. Então, seja aquela pessoa que está lá no assentamento, na aldeia ou em algum distrito, e na capital, sempre tem a sua marca”, ratificou.
Para o prefeito Adilson, a primeira-dama do Estado é o ponto de equilíbrio do atual Governo. “Dona Virginia, a senhora é o ponto de equilíbrio deste Governo. A senhora foi escolhida por Deus para agir pela população mato-grossense. O que a senhora está fazendo por Barra será lembrado por muitos anos, porque a senhora tem nos ajudado na construção do Lar dos Idosos. Através da senhora, estamos trazendo a sede do SER Família Criança, que irá atender 1.000 alunos no contraturno, tanto de Barra quanto de Pontal do Araguaia. Somos gratos pelo coração sensível que a senhora tem para nossas causas”, afirmou.
Na cerimônia, também foi realizada a entrega oficial do cheque no valor de R$ 200 mil, recurso arrecadado no ‘Aniversário do Bem Virginia Mendes’, realizado em maio deste ano na Casa de Shows Musiva, em Cuiabá. O evento contou com a contribuição voluntária de amigos.
“Gratidão a todas as pessoas que contribuíram, que ajudaram minha equipe Unaf, que de maneira voluntária organizaram um lindo evento. Sabendo do meu desejo em ajudar a Associação Mato-grossense de Jiu-jitsu Paradesportivo de Barra do Garças, tornaram esse momento realidade. Deus abençoe cada convidado, voluntário e todos que contribuíram”, agradeceu Virginia Mendes.
A cerimônia foi marcada por momentos únicos e emocionantes, como a troca de faixa do senhor Jorge Alves de Oliveira, 61 anos. Quando ele conheceu o parajiu-jitsu, não conseguia caminhar; durante nove anos, não saia da cadeira de rodas, e, depois de dois anos de acompanhamento e treinos, ele já consegue caminhar. “O parajiu-jitsu é uma ciência que queremos levar para as pessoas com deficiência, e a nossa embaixadora, Virginia Mendes, estará ao nosso lado”, compartilhou Elcirley Luz.
Outro exemplo de superação é o paratleta João Pedro, 17 anos, portador de paralisia cerebral. Sua vida mudou depois que passou a praticar o esporte. Quando começou a treinar, tinha dificuldades para caminhar e também na fala. João Pedro está vencendo barreiras. Hoje, já caminha com mais facilidade e também consegue se comunicar melhor. Nos últimos campeonatos, na Grécia, conquistou medalha de bronze e, em Abu Dhabi, Emirados Árabes, foi destaque com medalha de ouro.
Participaram também da cerimônia a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Cel. Grasi Bugalho; a primeira-dama do município, Leila Batista; o autor da Lei de Utilidade Pública do Município da Associação Mato-grossense de Jiu-jitsu Paradesportivo, Ronair Nunes; e demais autoridades.