Categories: POLITICA MT

Em Entrevista Garcia diz que ‘o grande desafio será tirar Cuiabá dos braços da corrupção’ I MT

Fábio Garcia afirmou que Emanuel Pinheiro faz a pior gestão da história da Capital

Pré-candidato a prefeito de Cuiabá, o secretário-chefe da Casa Civil Fábio Garcia (União) afirmou que o maior desafio do próximo gestor será tirar a Capital “dos braços da corrupção”.

Garcia fez críticas à administração do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e avaliou a gestão do emedebisca como uma das “piores da história” da cidade.

“Sem dúvida nenhuma o prefeito entregará a cidade bastante endividada e o outro grande desafio será tirar Cuiabá dos braços da corrupção. Bom lembrar que essa administração do prefeito Emanuel Pinheiro é recordista em operações policiais de combate à corrupção”, afirmou.

Em entrevista ao MidiaNews, o chefe da Casa Civil reforçou sua vontade em ocupar a liderança do Palácio Alencastro e defendeu uma candidatura de mudança para a Capital.

“Cuiabá é a Capital de um dos estados mais representativos e forte economicamente no país e precisa representar isso. Precisa ser a protagonista desse crescimento”, disse.

Ao longo da conversa, Garcia também comentou sobre o possível ruptura dentro do União Brasil e seu embate com o também pré-candidato do partido, deputado Eduardo Botelho.

 

Confira os principais trechos da entrevista:

MidiaNews – O senhor assumiu a Casa Civil tem pouco tempo. Como estão os trabalhos? Quais os maiores desafios até agora?

Fábio Garcia – A Casa Civil é uma escolha do governador, um cargo de confiança dele, portanto  agradeço essa confiança depositada para que eu possa contribuir com a gestão.

A Casa Civil é uma porta de diálogo com a sociedade e com as entidades representativas da sociedade, portanto, a nossa função é abrir a porta do Governo para dialogar com toda a população. Através desse diálogo a gente consegue construir boas soluções para o futuro do Estado.

Além do dialogo, isso requer continuar tendo uma relação harmônica e respeitosa com todos os Poderes. Cheguei aqui com o caminho bastante construído pelo senador Mauro Carvalho, que chefiou a Casa Civil por quase todo o mandato do governador. Então, toda essa relação harmônica entre os poderes já estava estabelecida. Agora é dar continuidade a essa relação e poder contribuir com as diretrizes do governador.

MidiaNews – O governador escolheu seu nome para assumir essa vaga, era desejo do senhor ter essa experiência? Como viu o convite?

 

Fábio Garcia – Fiquei muito grato por essa oportunidade, muito honrado também por poder dar minha parcela de contribuição no Executivo e fazer parte de um dos melhores governos da história de Mato Grosso.

Destacar que o Estado pujante e forte como é, é fruto da contribuição de muitas pessoas que passaram por aqui, mas acredito que Mendes faz hoje uma das melhores administrações do nosso país na atualidade. Ele pegou um Governo do Estado em uma situação financeira bastante difícil e hoje Mato Grosso é um dos estados que mais investem no Brasil, bicampeão nacional na gestão fiscal.

MidiaNews – O senhor está em meio a um projeto para viabilizar a candidatura à Prefeitura de Cuiabá. Por que quer ser prefeito?

 

Fábio Garcia – Primeiro dizer que fico feliz do meu nome ser um dos que estão sendo avaliados pelo partido para disputar a Prefeitura de Cuiabá. Eu tenho uma história longa com essa cidade e tenho uma visão para a Capital.

Acredito que Cuiabá precise passar por um processo de grande mudança na forma que vem sendo administrada. Precisa resgatar o seu protagonismo dentro de Mato Grosso. Cuiabá é a Capital de um dos estados mais representativos e forte economicamente no país e precisa representar isso. Precisa ser a protagonista desse crescimento, aqui precisa ser a cidade das oportunidades.

A cidade precisa, também, ser bem cuidada, a gente não pode ter uma Cuiabá esburacada. Temos que ter uma cidade limpa, com as vias pavimentadas, que possa acolher bem os cuiabanos, onde os serviços públicos, a educação pública, o transporte funcionem.

 

Tudo isso depende de uma boa gestão, séria, responsável, que faça menos politicagem, que trabalhe mais e entregue mais para a sociedade. Acredito que Cuiabá precisa passar por um choque de administração, uma mudança, para recolocá-la como a grande protagonista desse Estado.

 

MidiaNews – Ano que vem o prefeito Emanuel finaliza o segundo mandato. Como avalia esses oito anos de gestão em Cuiabá? O próximo gestor terá um desafio em mãos?

Fábio Garcia – Próximo prefeito terá um desafio gigantesco. Emanuel vai entregar uma cidade endividada, tanto é que agora está tentando aprovar uma lei na Câmara parcelando dívidas de direitos trabalhistas dos servidores públicos.

Além de endividada, Cuiabá virou uma cidade esburacada, onde toda a infraestrutura pública precisa passar por um processo grande de investimento e melhoria na qualidade. Então, será um desafio gigantesco arrumar a casa e fazer os investimentos necessários.

 

MidiaNews – Qual a primeira providência que o próximo prefeito de Cuiabá deverá tomar quando assumir?

Fábio Garcia – Primeiro seriedade e responsabilidade na gestão do dinheiro público. Falar menos, fazer menos politicagem e trabalhar bastante para que a gente arrume a Prefeitura e possa ver essa cidade recebendo bastante investimento.

 

MidiaNews – A primeira coisa que mencionou ao falar sobre a atual gestão foram as dívidas da Capital. Caso seja eleito, como espera encontrar a situação financeira e fiscal da Prefeitura? Acredita que existe realmente um rombo nos cofres públicos?

 

Fábio Garcia – Sem dúvida nenhuma o prefeito entregará a cidade bastante endividada e o outro grande desafio será tirar Cuiabá dos braços da corrupção. Bom lembrar que essa administração do prefeito Emanuel Pinheiro é recordista em operações policiais de combate à corrupção. É a gestão com maior número de operações dentre todas as capitais do país.

Foram mais de 17 operações policiais na mesma administração por suspeita de desvio de dinheiro público. A gente precisa resgatar Cuiabá dos braços da corrupção e administrar a cidade de forma responsável para devolver à cidade a capacidade de fazer investimentos.

 

MidiaNews – Acredita que está preparado para enfrentar esse desafio?

Fábio Garcia – Comecei minha carreira profissional muito cedo. Entrei na faculdade com 16 anos, fui o mais jovem a entrar no meu curso de Engenharia e me formei muito cedo. Trabalhei durante a faculdade durante o dia e estudava a tarde e a noite. Quando terminei fiz uma pós em administração.

Iniciei uma carreira onde tive a oportunidade de, com menos de 28 anos, ser presidente de grandes grupos multinacionais com sede no Brasil e fora do país, cujo orçamento era maior que o da Prefeitura de Cuiabá.

Tive oportunidade de participar do Executivo Municipal, sendo secretário de Governo do então prefeito Mauro Mendes, o que me deu oportunidade de conhecer os desafios da cidade. Também tive a experiência de ser deputado federal e agora a experiência de participar do Executivo estadual, participando do dia a dia da administração do Governo . Portanto, tudo isso, obviamente, tenho uma experiência que acredito ser válida para poder enfrentar os desafios que essa cidade oferece.

 

MidiaNews – O senhor está em meio a uma disputa com o deputado Eduardo Botelho para ser o escolhido para a disputa eleitoral pelo União Brasil. Já considera esse assunto resolvido?

 

Fábio Garcia – Sempre tenho dito que sou crítico de um País que não sai da pauta da eleição. O Brasil precisa deixar para trás, trabalhar mais e pensar menos em eleição e os políticos também. Portanto, não podemos sair de uma eleição e entrar em outra. Quando tive a oportunidade de votar a reforma política, votei em uma reforma em que as eleições acontecessem a cada cinco anos, exatamente para que a gente pudesse ter mais tempo para trabalhar.

A gente vai ter o momento certo para falar do processo eleitoral e é no ano da eleição. Não precisa ser um ano e meio antes da eleição.

 

Garcia foi escolhido pelo governador Mauro Mendes para chefiar a Casa Civil

MidiaNews – Mas o governador já praticamente bateu o martelo, inclusive publicamente, a favor de seu nome. Como foi esse acordo? Ocorreu uma reunião, é uma decisão definitiva?

 

Fábio Garcia – Não. Tive uma conversa com o governador e assim como ele falou comigo, conversou com várias pessoas do grupo. Perguntou se eu tinha sonho de ser candidato a prefeito de Cuiabá e eu respondi que sim, que tinha o sonho de ser candidato se as pessoas decidissem.

Naquele momento, ninguém do nosso grupo demonstrou essa vontade, por isso ele disse que poderia ter o compromisso dele de que a gente estaria junto nesse projeto.

 

MidiaNews – O Botelho reclamou e chegou a dizer que não teria democracia dentro do União Brasil e por isso ele poderia sair do partido e muitos ligaram isso à declaração do governador em apoiar o senhor. Então, esse acordo não é definitivo?

Fábio Garcia – Acho que a gente precisa separar algumas coisas. A declaração do governador foi um fato que ele reportou, isso não quer dizer ausência de democracia. Simplesmente ele estava externando um compromisso que fez e isso não quer dizer romper a democracia.

 

MidiaNews – Nas pesquisas, em geral, o senhor aparece sempre atrás do deputado federal Abílio e do Botelho. Admite esse quadro eleitoral, neste momento?

Fábio Garcia – Acredito que no próximo ano será o momento de fazer essa conversa, esse diálogo. A gente precisa dar o tempo certo, não antecipar essas discussões.

Agora, precisamos ter em mente que pesquisa não define o resultado da eleição e a gente tem inúmeros exemplos em Mato Grosso e no país. Blairo Maggi quando começou a campanha em 2002 tinha 2% e foi eleito governador. Bolsonaro foi eleito presidente iniciando as pesquisas não como favorito. Tarcísio, governador de São Paulo, também começou nas pesquisas não como favorito.

Temos que ter cautela em dizer que as pesquisas definem a vontade do eleitor. O que define a vontade do eleitor é ele próprio no momento do voto, fruto da análise que faz durante todo o processo eleitoral.

 

MidiaNews – Como pretende ganhar mais musculatura eleitoral daqui para a frente?

Fábio Garcia – Acredito muito no trabalho. Fé em Deus e trabalhar bastante. Essa é a boa fórmula para nossa vida e para a política.

MidiaNews – Não teme que esse racha possa enfraquecer o grupo e facilitar os concorrentes? Qual seria uma solução para manter essa unidade?

Fábio Garcia – Não tenho dúvida nenhuma de que a política é a arte de somar e tem um velho ditado que diz: “A união faz a força”. Então, acredito muito que o diálogo é uma grande forma de resolver os problemas, sempre precisamos estar abertos a isso.

Eu, na verdade, estou à disposição, quando chegar o momento certo, dialogar sobre essa questão para que a gente possa ter a melhor alternativa possível. Às vezes, é possível construir soluções, às vezes mesmo que a gente não construa a solução ideal, isso não quer dizer que tenha que haver um rompimento.

Precisamos compreender que existe determinados momentos que a solução ideal não é possível de ser construída. Isso não quer dizer rompimento, mas apenas uma compreensão.

MidiaNews – Admite que o ideal seria manter o deputado Botelho no grupo?

Fábio Garcia – Veja, nenhum partido quer perder suas lideranças. Aqui não se trata especificamente sobre nome A, B,C ou D.

Nós, como partido político, fazemos um trabalho grande de fortalecimento, de trazer mais líderes para o partido. Então, nenhum partido gostaria de perder ninguém.

 

MidiaNews – O prefeito Emanuel já falou que vai apoiar o atual vice, José Roberto Stopa para a eleição no próximo ano? Acredita que ele tem chance de vencer apesar das polêmicas na gestão Pinheiro?

Fábio Garcia – Resultado de eleição não consigo antecipar. O que posso dizer é que, para mim, o Emanuel faz uma das piores administrações que já tivemos na história de Cuiabá. Espero e torço para que a gente possa ter uma mudança contundente na forma de administrar a nossa cidade.

Acredito muito no potencial de Cuiabá. Ela reúne todas as condições para poder deixar a pauta da corrupção e que possa representar o Estado de Mato Grosso.

Não tenho dúvidas que se a gente tiver uma gestão de muito trabalho, Cuiabá sairá da pauta da corrupção e entrará na pauta das melhores cidades de se viver no Brasil.

Entrevista especial do Site Midia News

O Noroeste

Recent Posts

Homem que morreu em Brasília após explosão anunciou atentado na web

O carro que explodiu no anexo IV da Câmara dos Deputados na noite desta quarta-feira,…

6 horas ago

Reintegração de posse é realizada em área de preservação ocupada irregularmente em Sorriso (MT)

O espaço continha plantações de hortifrúti e algumas construções, como uma cerca e um casebre…

6 horas ago

Nova linha de ônibus prevê atendimento em bairros interligados ao Contorno Leste em Cuiabá; veja rota

Linha estima atender entre 30 a 40 mil passageiros, diariamente, sem necessidade de deslocamento até…

6 horas ago

Idoso é preso por maus-tratos após dois cães morrerem enforcados com corda em Cuiabá

Animais morreram enforcados após passarem o dia amarrados por uma corda. Um idoso foi preso…

6 horas ago

Prêmios de R$ 100 mil do sorteio de outubro do Nota MT vão para Acorizal e Cáceres

Para concorrer o cidadão deve solicitar a emissão do documento fiscal com a inclusão do…

7 horas ago

Lista de secretários do governo de Abilio Brunini (PL) chega a 9; confira nomes

Ainda restam 11 nomes a serem divulgados para compor as 20 secretarias da Prefeitura de…

8 horas ago