[ad_1]
Votação ocorreu de forma unificada em todos os estados neste domingo (1º). Eleitos vão cumprir com mandato até 2027.
Após as eleições do Conselho Tutelar 2023, realizado neste domingo (1°), 15 conselheiros titulares foram eleitos para cada um dos três conselhos tutelares em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. Os eleitos serão distribuídos para atender cada região.
A eleição ocorre de forma unificada em todo o país a cada quatro anos. Os eleitos devem cumprir com mandato de 2024 a 2027, e a cerimônia de posse está prevista para dia 10 de janeiro do ano que vem.
Os eleitos irão atuar por quatro anos junto a população e o Poder Público na tomada de decisões voltadas para o interesse do município, principalmente crianças e adolescentes acolhidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Ao todo foram 52 candidaturas disputando 15 vagas. Os eleitores compareceram espontaneamente a 13 locais de votação que representaram às 82 seções eleitorais da cidade e que estavam preparadas para receber os votos de 182.862 eleitores aptos a participarem do processo eleitoral estipulado pela lei que criou o ECA.
De acordo com o município, os conselheiros que se reelegeram tem preferência de permanecer nos locais que já atuam. Os demais, seguem para o restante das vagas a partir da ordem de colocação.
Os eleitos serão distribuídos nos Conselhos da região do centro do município, da região do Cristo Rei e da região do Grande Glória. Confira abaixo os nomes:
- Victor Miranda – 1.218 votos;
- Lucelia de Oliveira – 1.035 votos;
- Felipe Almeida – 969 votos;
- Nayara Ramalho -948 votos;
- Silvia Solon – 852 votos;
- Douglas Rosa – 784 votos;
- Alyson Ferreira – 782 votos;
- Roseane Christo – 742 votos;
- Branca B. Mapim – 733 votos;
- Samuel Matheus – 720 votos;
- Marlene Nunes – 693 votos;
- Jurandir Bento – 683 votos;
- Nadia Campos Amorim – 669 votos;
- Néia Almeida – 611 votos;
- Luzia Inês – 606 votos;
- Marileide Souza – 596 votos.
A posse dos conselheiros eleitos está prevista para o dia 10 de janeiro de 2024.
Eleições no estado
Em Mato Grsso, são 669 pessoas que participaram do processo seletivo para concorrer às vagas e disputar a eleição. Com isso, foram selecionados os 25 mais bem colocados para cada um dos seis conselhos.
Os conselheiros tutelares têm como missão proteger crianças e adolescentes que tiveram os seus direitos violados ou ameaçados. A atuação desses profissionais está diretamente ligada ao recebimento de denúncias e ações de fiscalização.
[ad_2]