Mato Grosso entrou para os 10 melhores estados do país no quesito educação pública, destacando-se no cenário nacional com melhorias significativas no ensino.
O desempenho do ensino médio das escolas públicas de Mato Grosso foi o segundo melhor do Brasil na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) em setembro deste ano.
O avanço permitiu que a educação estadual deixasse o 22º lugar no ranking do IDEB, em 2019, para ocupar a 8ª posição, colocando Mato Grosso entre os 10 melhores estados em educação pública do país.
Essa evolução é resultado dos investimentos feitos pelo Governo do Estado por meio do plano “Educação 10 anos”.
“Eu trabalho no Estado desde 2011. Temos percebido os avanços na educação, com melhorias na infraestrutura tecnológica nas escolas. Isso é excelente para todos: professores, alunos, todos ganham! Ainda há o que melhorar, mas, com certeza, estamos no caminho certo. Eu não penso em outra coisa a não ser ser professora. É minha grande paixão”, disse a professora da rede estadual Eliane da Silva.
Fazem parte do plano os seguintes investimentos:
- Construção de novas escolas e reforma das mais de 700 existentes;
- Oferta de tecnologia a todos os alunos da rede estadual;
- Entrega de uniformes e kits escolares;
- Materiais didáticos atualizados;
- Pagamento de 14º e 15º salário aos profissionais que atingirem metas de eficiência.
O que é o IDEB?
O IDEB é um indicador criado em 2007 para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
Ele avalia os estudantes nas disciplinas de português e matemática pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), além da taxa de aprovação dos alunos obtido pelo Censo Escolar.