A Prefeitura de Rosário Oeste, a 133 km de Cuiabá, decretou calamidade financeira após constatação de uma dívida de mais de R$ 45 milhões. O decreto foi assinado pelo novo prefeito, Mariano Balaban (PSB), no dia 1° de janeiro e tem duração de 90 dias, podendo ser prorrogado.
Segundo o município, durante o período do decreto, todas as despesas dependerão de autorização expressa do prefeito. A dívida acumulada engloba restos a pagar, contribuições previdenciárias atrasadas e dívidas de longo prazo com o Rosário-Previ, além de passivos financeiros com fornecedores e serviços essenciais.
Uma série de ações emergenciais para conter os gastos públicos e tentar equilibrar as contas municipais foram estabelecidas no documento, entre elas:
O decreto também suspende temporariamente as leis municipais que concedem reajustes e aumentos salariais até que sejam realizados estudos de viabilidade financeira.
A prefeitura ainda informou que, com a assinatura do decreto, a expectativa é de que a comissão financeira apresente um relatório detalhado em até 45 dias, permitindo à gestão planejar os próximos passos para enfrentar os desafios fiscais.
Livros devem ser solicitado via e-mail ou telefone e retirados na sede da Secel; veja…
Crime aconteceu no dia 1º de janeiro e suspeito de 19 anos foi indiciado pelo…
Tragédia aconteceu em 2022. De acordo com Ação Civil Pública, o motorista foi obrigado a…
Cena inusitada aconteceu no dia 15 de novembro do ano passado e o vídeo viralizou…
Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores…
Aeronave era utilizada para atividades de pulverização agrícola. A vítima teve fraturas no braço e…