Categories: MAIS MTPOLITICA MT

Dino anuncia investimentos para fronteira em parceria com o Governo do Estado I Mato Grosso

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), anunciou que atenderá a reivindicação do governador Mauro Mendes (União), com disponibilização de helicópteros, viaturas e armamentos para intensificar o policiamento na região fronteira do Estado.

O programa de investimentos já está fase de assinatura junto Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Mato Grosso faz parte do programa da Amazônia Mais segura, e o senhor tem muitos créditos conosco e vai receber ao longo desse ano e do próximo, mais equipamentos, sobretudo para esse tempo das fronteiras, helicópteros, viaturas, armamentos, fruto desse programa que eu ainda virei aqui lançar.

Estamos na fase de finalização do contrato com o BNDES, presidente Aloísio Mercadante, assim como o Fundo Amazônia”, disse o ministro nesta segunda-feira (9) durante entrega de armamentos e viaturas para a segurança pública do Estado.

O governador Mauro Mendes (União) defendeu uma parceria com o Governo Federal, para que juntos, possam cuidar da nossa fronteira. “Quando nós cuidamos bem da nossa fronteira, talvez algumas toneladas de drogas deixam de entrar no Brasil, e deixando de entrar no Brasil, centenas e talvez centenas e milhares de crimes deixarão de acontecer porque nós sabemos que a cadeia do crime ela é muito financiada pela cadeia do tráfico, que acontece em diversos pontos da fronteira e o estado de Mato Grosso com uma larga fronteira”, pontuou.

“Ampliar essas parcerias, ampliar o trabalho coletivo, do Governo do Estado do Mato Grosso, do Governo Federal nos interessa muito. Principalmente conhecendo aí a sua força, a sua compreensão desse tema e tudo aquilo que nós podemos fazer juntos”, finalizou Mendes.

Dino ainda apontou as ações do governo federal no combate ao tráfico internacional de drogas. Segundo ele, as organizações criminosas no Brasil ganharam muita força porque conseguiram se capitalizar muito fortemente. “Nós já aprendemos esse ano quase R$ 3 bilhões junto com os estados e a Polícia Federal. Nós temos ordens judiciais para aprender quase R$ 8 bilhões e com isso é possível aquilatar porque que o poder bélico cresceu. Poder financeiro significa poder bélico, armado pra impor itinerário criminoso que essas quadrilhas buscam concretizar”, analisou.

“Então nós precisamos descapitalizar as organizações criminosas, isso passa pelo combate firme ao tráfico interno nacional de drogas em Mato Grosso é um estado estratégico para isso”, finalizou.

O Noroeste

Recent Posts

MT tem a maior taxa de prevalência de hanseníase do país I MT

Ministério da Saúde revela que, em 2023, o Estado teve 14,34 casos da doença para…

20 horas ago

Combate à fome e financiamento para ações climáticas serão legado, diz Ministro

A Aliança Global de combate à fome e o financiamento de nações ricas a ações…

20 horas ago

As experiências de outros países com jornada de trabalho reduzida

O economista Thomas Coutrot afirma que proposta de escala 4x3 tem grande aceitação pública, mas…

21 horas ago

Operação desmonta esquema de garimpo ilegal em Terra Indígena I MT

O cianeto, composto químico para o refino de minério, é usado no garimpo ilegal em…

21 horas ago

Audiência pública é marcada por ato de reconhecimento do corredor biocultural do rio Paraguai

O Dia do Rio Paraguai nasceu da luta dos comitês populares, até se transformar em…

21 horas ago

Botelho recebe embaixador de Israel, Daniel Zonshine, e ressalta potencial agropecuário de MT

O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Dohar Zonshine e o adido comercial Ari Fischer,…

21 horas ago