O Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado nesta segunda-feira (25) 🩸💉 . Pensando em homenagear as pessoas que ajudam a salvar vidas e estimular a doação, o MT Hemocentro preparou uma programação especial para comemorar a data. O atendimento começa às 9h e se encerra as 18h.
O evento deve contar com a presença da banda musical da Polícia Militar e da banda Gotas de Amor, além de uma apresentação instrumental de violino. Para os voluntários que quiserem soltar a voz, um karaokê estará a disposição no local.
O estudante Thiago de Almeida Novaes, de 28 anos, que é doador de sangue desde 2022, descreveu o ato de doar sangue como muito gratificante.
“A primeira vez que eu doei foi pra ajudar o filho de um amigo que estava precisando. Depois desse dia percebi que o processo é bem tranquilo e passei a doar frequentemente. Virou um hábito”, disse.
De acordo com a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanella, o banco de sangue funciona regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e fornece o atestado de comparecimento ao doador.
Os voluntários do interior do estado podem doar nas Unidades de Coleta e Transfusão (UCTs), localizadas nos seguintes municípios: Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.
Doar sangue é mais simples do que muitos imaginam. Segundo a Dra. Gianne Hanna Guimarães, médica do Hemocentro, para fazer a doação, basta agendar um horário no site do MT Hemocentro ou ir diretamente até a unidade, na Rua 13 de Junho, em Cuiabá. No local, o doador passará pelas seguintes etapas:
Ficha com os dados pessoais;
Que envolve a avaliação dos sinais vitais, como pressão arterial e nível de hemoglobina;
Que é uma entrevista para verificar o estado de saúde da pessoa e garantir que o doador está apto para doar.
A mulher pode doar até três vezes em um período de 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações.
O homem pode doar até quatro vezes em um período de 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações.
A ideia era apenas mapear as áreas degradadas e criar um banco de dados com…
Neste domingo (24.11), a primeira-dama de MT, Virginia Mendes, parabenizou de maneira especial a 1ª…
A mulher que também teria sido esfaqueada pelo marido está internada. Um homem identificado como Leandro…
O governador Mauro Mendes (União Brasil), voltou a defender esta semana o projeto de lei…
Atividades servirão com homenagens aos doadores O MT Hemocentro, único banco de sangue público de…
Fogos com estampidos são proibidos em todo o estado, alerta Procon Para orientar comerciantes e…