A vice-presidente do Tribunal de Justiça de MT (TJMT), desembargadora Maria Erotides Kneip, representou a presidente do poder, Clarice Claudino, na apresentação da Superintendência de Políticas Públicas para as Mulheres – SER Família Mulher da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania e da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis da Polícia Judiciária Civil, no anúncio feito pela primeira-dama de MT, Virginia Mendes, responsável por articular junto ao Governo de MT a criação das políticas públicas, durante a primeira reunião da Câmara Temática da Defesa da Mulher nesta terça-feira (30.01), no Salão Garcia Neto, localizado no Palácio Paiaguás.
No evento, também foi apresentado o projeto ‘Casa de Euridice’, em homenagem à mãe da primeira-dama Virginia Mendes, saudosa Euridice Gomes da Silva, desenvolvido pela PJC, que ampliará os atendimentos às vítimas de violência doméstica e vulneráveis, com atendimentos padronizados e garantia à proteção integral das vítimas.
Para a desembargadora, é imprescindível que a sociedade e as políticas públicas estejam unidas. “Qualquer progresso que não olhe para essa violência, com mulher morrendo a cada 6 horas, porque nós sabemos a quantidade de denúncias, todo o resto perde a importância, é necessário que todos estejam unidos nesta luta”.
Kneip destacou a atuação da primeira-dama de MT, Virginia Mendes, no enfrentamento à violência doméstica. “Eu sei quem é Virginia Mendes à frente de políticas para as mulheres, da sua atuação na proteção aos direitos humanos das mulheres e vulneráveis, por isso estou aqui, porque isso é um sonho”.
Segundo Maria Erotides, a implantação da ‘Casa de Euridice’, sistema que ampliará os atendimentos a todos os municípios do Estado, Mato Grosso terá a chance de diminuir as taxas de crimes contra as mulheres e vulneráveis. “Agora nós temos uma ‘Casa de Euridice’, nós somos o segundo estado com menor taxa de desemprego no país, hoje na presença da primeira-dama eu digo, que essas duas políticas vão nos fazer o Estado com menor índice de taxa de feminicídio do país, graças à insistente preservação da Câmara Temática e ao tirocínio, a vibração maravilhosa e o foco da filha de Euridice”.
De acordo com a vice-presidente do TJMT, desde o início o poder judiciário participa da Câmara Temática da SESP e também destacou a atuação da rede. “O poder judiciário está desde o início com a Câmara Temática da Defesa da Mulher, que veio para respaldar as Políticas Públicas, tenho certeza que foi através dessa pesquisa e desse debate, que chegamos a este resultado. Que bom a gente estar nesta rede, o enfrentamento da violência contra a mulher só é eficaz quando ela se faz em rede”.
Ela ainda falou da descrença em projetos aplicados somente em capitais. “Em todo o Brasil os projetos só acontecem nas capitais, sinceramente tenho uma série de dúvidas dos funcionamentos apenas nos grandes centros, aqui não, o SER Família da Mulher está atuando com as mulheres do interior, e agora vai contar com a tecnologia a nosso favor”, pontuou.
Em visita a Cuiabá nesta segunda-feira (18), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal…
Votação contou com 13.600 advogados aptos a votar (92,64%) e 1.080 abstenções (7.36%). A advogada Gisela…
No mesmo período, o Estado saiu da 11ª colocação no PIB per capita e ocupa…
Jessé de Arruda Santana, de 24 anos, é procurado pela polícia desde o acidente. Jessé…
Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Gilmar Mendes estiveram na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (18)…
No dia 5 de outubro de 1989, Mato Grosso promulgou a nova Constituição do Estado.…