Anfitrião de um encontro ‘entre amigos’, deputado Dr. Eugênio (PSB) recepcionou boa parte dos parlamentares da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) que, encaminharam entre piadas e negociações, entendimentos sobre a composição e atuação da próxima Mesa Diretora. Entre os presentes estavam Janaina Riva (MDB) e Júlio Campos (União) ambos almejando um posto de destaque na próxima legislatura que será definida em setembro.
Eleita como sendo a ‘porta-voz’ do encontro, Janaina Riva foi quase monossilábica ao ser questionada pela reportagem de A Gazeta sobre os assuntos tratados.
‘Estamos buscando um consenso. Vamos nos reunir sempre com esse objetivo’, disse. Riva é uma das pretendentes ao segundo maior cargo na composição da Mesa Diretora que é a primeira secretaria. Ao seu lado, Júlio Campos, que também se manifestou interessado em participar das eleições, também delegou a fala à companheira Riva.
‘Nosso encontro foi muito proveitoso. Mas elegemos o anfitrião e a deputada Janaina Riva como nossos porta-vozes. Infelizmente eu não poderei aprofundar sobre o encontro’, disse Júlio, que deve ser indicado vice-presidente na chapa encabeçada por Max Russi (PSB). Nos bastidores os participantes do encontro desconversaram sobre a disputa dos cargos na Mesa Diretora.
Ao que foi dito e reconfirmado por mais de um deputado, o objetivo central é dar ‘mais capilaridade na atuação da Mesa’. A reclamação recorrente é que atualmente apenas o presidente e o primeiro-secretário é que têm a ‘última palavra’, ou seja, o poder de decidir sobre as pautas da ALMT. Durante a reunião, os parlamentares defenderam que a próxima Mesa deverá repartir as obrigações entre os líderes.
Assim como no Congresso Nacional, os parlamentares querem desconcentrar o poder de decisão do Colégio e dar maior força aos demais parlamentares. Dr. Eugênio tratou do tema com humor e disse que a reunião não passou de uma conversa entre amigos. Contudo, já antecipou que o próximo encontro do grupo deverá ser na próxima quinta-feira (4).