Apresentada pelo deputado estadual Max Russi (PSB), a iniciativa tem como objetivo promover e impulsionar a economia regional.
Foi aprovado na última quarta-feira (23) o projeto de lei que cria a Rota Turística da Bacia Hidrográfica do Rio São Lourenço. Apresentada pelo deputado estadual Max Russi (PSB), a iniciativa tem com o objetivo de estimular o desenvolvimento das atividades turísticas nos Municípios de Jaciara, São Pedro da Cipa, e Juscimeira, todos no Estado de Mato Grosso.
O PL 1533/2024 deverá passar por uma segunda votação no plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso antes de ir à sanção do governador Mauro Mendes (União).
Conforme o deputado Max Russi, a medida faz parte de uma estratégia para estruturar e promover atrativos turísticos naquela região, que oferece diversas possibilidades para o turismo ecológico, como a chamada “rota das águas”, que recebe milhares de visitantes todos os anos.
“Com a criação dessa rota, será possível agregar esforços entre empresários e autoridades estaduais e municipais, fomentando tanto investimentos públicos, quanto privados”, destacou o deputado.
A proposta também prevê que o projeto conte com o apoio de programas governamentais focados na regionalização do turismo, abrindo oportunidades para captação de recursos públicos e privados.
Max Russi ainda enfatizou o impacto positivo da iniciativa, seja do ponto de vista econômico, seja do social, já que se espera um aumento na demanda turística e o consequente fortalecimento da matriz econômica local.
“Se aprovada em segunda votação e sancionada, a nova medida promete ser um marco no desenvolvimento do turismo sustentável e na valorização das riquezas naturais da região da Bacia do São Lourenço”, avalia Max Russi.