Categories: ALMT

Deputado concede Título de Cidadã Mato-grossense à atriz Dira Paes

[ad_1]

No palco do 21° Cinemato, no Teatro da UFMT, mais precisamente em sua noite de estreia, o deputado estadual Beto Dois a Um concedeu Título de Cidadã Mato-grossense à atriz Dira Paes, a principal homenageada do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá 2023.

“Ser cidadã mato-grossense é uma responsabilidade enorme. Temos uma Amazônia que nos une, influências culturais que nos unem, por isso temos que ocupar espaços e criar novas representatividades. Contem sempre comigo para que possamos levar, juntos, o cinema mato-grossense a diante, para além das fronteiras brasileiras. Vida longa ao Cinemato e aos trabalhadores do cinema de Mato Grosso”, comemorou Dira Paes.

O deputado Beto Dois a Um, em consonância com o tema desta edição do Cinemato, “Pachamama”, falou sobre a importância do fazer cinema em Mato Grosso e como esta pode ser uma poderosa ferramenta de reflexão e resistência. 

“O cinema sempre foi uma ferramenta de resistência e projeção cultural, sua importância vai além do entretenimento. Tenho enorme admiração pelo cinema brasileiro e posso afirmar que Cuiabá está de volta ao mapa dos principais festivais do Brasil. E essa noite de estreia é uma daquelas que não esquecerei tão cedo, tive a honra de entregar em mãos esse título à atriz Dira Paes, diante de tantos trabalhadores do cinema de Mato Grosso e do Brasil”, destacou Beto Dois a Um.

Na ocasião, o parlamentar também concedeu Moção de Aplausos a André Saddy, diretor do Canal Brasil, canal que há 25 anos divulga e valoriza o cinema nacional e seus realizadores.

“Agradeço imensamente o deputado Beto Dois a Um pela honraria e concordo quando ele diz que fazer cinema é um ato de resistência. Precisamos ocupar espaços para que possamos exibir toda nossa diversidade cultural, e assim fortalecer cada vez mais polos fazedores de cinema, como Mato Grosso. Para isso o Canal Brasil existe, um canal que nasceu para exibir filme brasileiro, formar novas plateias e, hoje, coproduz muitos títulos. O cinema brasileiro é resistência, guerrilha, mas também é um espaço a ser ocupado. E sim, é fundamental que haja incentivo”, destaca Saddy.

[ad_2]

O Noroeste

Recent Posts

A Proclamação da República e a Luta por Direitos e Inclusão

Por: Virginia Mendes Temos um compromisso com o futuro de Mato Grosso. O 15 de…

38 minutos ago

Nota MT sorteia mil ingressos para o jogo do Cuiabá contra o Bahia

Partida ocorre no dia 01º de dezembro, na Arena Pantanal, e interessados devem se inscrever…

3 horas ago

Gefron apreende 140 tabletes de pasta base de cocaína e causa prejuízo de R$ 2,5 milhões ao crime

Droga estava em compartimento falso de uma caminhonete Ford/F-1000 que trafegava pela MT-246 Um homem…

3 horas ago

Jogador de futebol e influencer são detidos por posse de carro roubado em MT

De acordo com os policiais, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo pertencia a…

3 horas ago

Operação termina com a prisão de 14 condutores embriagados na madrugada desta sexta-feira (15)

Abordagens começaram por volta das 3h, em dois pontos da avenida Archimedes Pereira Lima, a…

3 horas ago

Setasc abre inscrições para sorteio do Camarote do Autista no jogo entre Cuiabá e Flamengo da próxima quarta-feira (20)

A ação faz parte do Programa SER Família Inclusivo, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes A…

3 horas ago