[ad_1]
A Defesa Civil de Mato Grosso realizou a capacitação de uma nova turma de voluntários de proteção e defesa civil em Cuiabá. Participaram, ao todo, 61 alunos do Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), coordenadores e comunidade externa.
De acordo com o superintedente de Defesa Civil, tenente-coronel BM Luis Cláudio Pereira, o curso teve como objetivo formar multiplicadores capazes de agir com eficiência em cenários de desastres e despertar o interesse por pesquisas na área de redução de risco de desastres.
“A capacitação de voluntários da Defesa Civil é sempre importante para que a população se conscientize sobre a importância da prevenção aos riscos e saiba como agir em caso de mobilização, podendo auxiliar de forma voluntária em qualquer eventualidade”, observou.
Durante o curso, realizado no último sábado (16.03), agentes da Defesa Civil Estadual apresentaram noções básicas da legislação sobre Proteção e Defesa Civil, ferramentas de envio de alertas para a população e formas de atuação dos voluntários. A capacitação ainda envolveu noções de primeiros socorros, preveção e combate à incêndio e o ensino de técnicas para construção de abrigos temporários.
Para a coordenadora da faculdade de Ciências Biológicas, Lúcia Mateus, a formação é importante para desenvolver a cultura de prevenção entre os participantes.
“O curso é extremamente interessante e importante, tanto de um ponto de vista acadêmico quanto do social, de preparação e cidadania dos estudantes de um modo geral. Nós gostamos bastante da experiência, foi bastante proveitosa, e esperamos que as pessoas que participaram do curso tenham consciência do papel que um voluntário tem na sociedade”, afirmou.
A capacitação tem certificação de 8h.
Próxima formação
A Defesa Civil Estadual promove, no dia 28 de março, uma nova capacitação para voluntários, em parceria com o município de Nova Mutum.
A formação faz parte da Semana de Ações de Proteção e Defesa Civil, que ocorre de 25 a 28 de março, e vai contar, ainda, com curso de Radiocomunicação em desastres e o mapeamento de áreas de risco no município. Os interessados podem se inscrever pelos links abaixo.
[ad_2]
Jhennifer Pires tem o mesmo técnico de taekwondo que formou a atleta Carol Gomes, convocada…
Governo assumiu antiga rodovia federal e está asfaltando 271,9 km em investimento de mais de…
Entrega mais recente foi o novo prédio que abriga cinco delegacias em Cuiabá, entre eles,…
Idealizada pela primeira-dama de Mato Grosso Virginia Mendes, a Expedição capacitou 190 profissionais socioassistenciais A…
À PM, a mulher disse que ela e o esposo estavam ingerindo bebida alcoólica em…
À polícia, o jovem disse que estava brincando com um parente próximo. Ele deve responder…