26 C
Cuiabá
sábado, novembro 16, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioMAIS MTCuiabá bate recorde de calor com 41,6°C e registra segunda maior temperatura...

Cuiabá bate recorde de calor com 41,6°C e registra segunda maior temperatura do Brasil | Mato Grosso

[ad_1]

Cuiabá bateu um novo recorde de temperatura máxima e registrou o dia mais quente do ano com 41,6°C, nessa segunda-feira (11), de acordo com a medição feita pelo Instituto Nacional de Metereologia (Inmet). Além disso, a capital mato-grossense teve a segunda maior temperatura já registrada em 2023, ficando abaixo somente de Turiaçu (MA), que registrou a máxima de 43,3°C.

Segundo um levantamento feito pelo instituto, o último recorde registrado em Cuiabá foi em setembro de 2020, quando a cidade marcou 43,7°C.

Por mais que estejamos no inverno, a capital continua batendo recordes de calor. Ao g1, o Inmet informou que isso acontece porque Mato Grosso está localizado no centro do país. Outro fator que também implica no calor excessivo é o fenômeno El Niño – evento climático que ocorre no Oceano Pacífico, onde as águas da superfície do mar ficam mais quentes do que o normal – que deve se intensificar na primavera e no verão.

Confira as cidades que registraram as temperaturas mais altas do ano até agora:

Temperaturas mais altas do ano

CIDADE DIA TEMPERATURA MÁXIMA
Turiaçu (MA) 20/08/23 43,3°C
Cuiabá (MT) 11/09/23 41,6°C
Oeiras (PI) 21/08/23 41,0°C
Quaraí (RS) 01/01/23 40,9°C
Bom Jesus do Piauí (PI) 21/08/23 40,8°C
Pedro Afonso (TO) 21/08/23 40,8°C

☀️Alimentos no asfalto

 

Moradora de Cuiabá fez experimento na calçada de casa
Moradora de Cuiabá fez experimento na calçada de casa
Com as altas temperaturas teve até morador cozinhando no asfalto. Em Cuiabá, uma moradora fritou dois ovos em uma frigideira na calçada de casa, no último dia 23. A motorista por aplicativo Mailla Cristina Damasio Machado, de 35 anos, decidiu fazer o experimento após a capital bater recorde de calor, com mais de 41°C.

Em um vídeo gravado por Mailla é possível ver o óleo fervendo com os ovos na frigideira. Na gravação, ela brinca “aqui em Cuiabá não gasto mais gás não, frito o ovo no sol mesmo”.

Com calor intenso de 44°C, moradora frita pastel em calçada de MT
Com calor intenso de 44°C, moradora frita pastel em calçada de MT
Já em Jangada, a 82 km de Cuiabá, uma moradora identificada como Fabiane Batista dos Santos, de 36 anos, fritou um pastel na calçada de casa, no último dia 25.

A funcionária pública conta que decidiu fazer o experimento para movimentar o grupo da família, já que a mãe de Fabiana, Valda Batista Amorim, trabalha com produção de pastéis no municípios e é dona do maior pastel do país, com 1,74 metros e mais de 15kg.

[ad_2]

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -
spot_img