Categories: Politics

CST de Moradia Popular terá presença da secretária de Habitação de Cuiabá

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) reuniu-se, no final do mês de julho (30), com a secretária de Habitação e Regularização Fundiária da Prefeitura de Cuiabá, Michelle Dreher, para convidá-la a participar da 12ª reunião da Câmara Setorial Temática (CST) da Moradia Popular. Ela confirmou presença no encontro que está previsto para a segunda quinzena de agosto, em data a ser definida, e se comprometeu a apresentar um panorama dos projetos habitacionais para o município.

De acordo com dados da Fundação João Pinheiro (FJP), Cuiabá enfrenta um déficit habitacional de cerca de 40 mil unidades. Em todo o estado, esse número ultrapassa 120 mil.

O parlamentar explicou a dinâmica de funcionamento da CST, que preside, criada em abril de 2024 na Assembleia Legislativa, e mencionou as entidades representativas que participam dos debates.

Michelle Dreher informou que a pasta já está mapeando áreas públicas e privadas com viabilidade técnica e econômica para a implantação desses empreendimentos. “Estamos focados em tirar do papel os loteamentos populares. É uma forma mais rápida e eficaz de atender um grande número de famílias”, destacou a secretária.

Wilson Santos concordou com a estratégia e reafirmou sua defesa do modelo de loteamentos com infraestrutura básica como solução concreta ao déficit habitacional. “Ao longo da minha trajetória, vi a criação de 30 bairros em Cuiabá. Com base na solidariedade, as famílias se organizavam e levantavam as paredes com ajuda de amigos e vizinhos. O lote popular é o caminho mais viável, especialmente quando as concessionárias garantem água e energia, sem custo adicional ao município”, pontuou o deputado.

Dreher também atualizou o parlamentar sobre o Programa Casa Cuiabana, executado pelo prefeito Abílio Brunini (PL), que prevê beneficiar inicialmente 700 famílias, com apoio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal. Atualmente, são cerca de 70 mil famílias que já se inscreveram para garantir uma moradia. “Também, já protocolamos dois projetos junto ao Governo Federal para construção de mais duas mil casas. Nosso foco está nas famílias em situação de vulnerabilidade”, concluiu.

Wilson Santos agradeceu a atenção e o aceite ao convite pela secretária e acredita que a sua participação, na próxima reunião da CST de Moradia Popular, deverá contribuir com soluções para a crise habitacional em Mato Grosso e, em especial, a capital de Cuiabá.

jornalonoroestemais@gmail.com

Recent Posts

Presidente da Assembleia Max Russi cita preocupação de Mendes com BRT: “É preciso concluir” I MT

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), voltou a criticar o atraso nas…

2 meses ago

Vídeo; Professora é sequestrada por dupla na porta de casa; polícia faz buscas

Familiares estão preocupados com a situação e não encontram explicação para o desaparecimento Forças da…

3 meses ago

Deputados aprovam Projeto de Resolução que institui o Prêmio ALMT de Jornalismo

Ideia é ampliar o acesso da população às informações e dados sobre as atividades do…

3 meses ago

Três trabalhadores morrem após acidente com rolo compressor em obras de duplicação da BR-163 em MT

Dois morreram ainda no local e um terceiro foi encaminhado ao hospital, mas não resistiu…

3 meses ago

Acidente com morte de indígena causa revolta de comunidade e mobiliza polícia

Grupo chego a ameaçar colocar fogo no caminhão envolvido no acidente; a pista chegou ser…

3 meses ago

Homem morre após roubar carro, fazer adolescente refém e trocar tiros com a Polícia Militar

Um criminoso foi baleado ao reagir a uma abordagem policial, durante uma ocorrência do roubo…

3 meses ago