[ad_1]
Durante a operação, o CBMMT conta com um efetivo reforçado e equipes especializadas em diferentes áreas, como prevenção e combate a incêndios, resgate e salvamento, e atendimento pré-hospitalar.
Estrategicamente, foram estabelecidos pontos de atuação em locais de maior concentração de pessoas, tais como áreas turísticas, praias, praças e eventos públicos.
“Com a chegada das festas e confraternizações de final de ano, é comum observar uma maior concentração de pessoas em lugares públicos, o que demanda uma atenção redobrada com a segurança dos cidadãos. Portanto a presença ativa nesses locais é essencial para garantir a prevenção de possíveis ocorrências”, destacou o comandante-geral do CBMMT, coronel Alessandro Borges Ferreira.
Orientações
Entre as orientações do Corpo de Bombeiros para esse período de festas está o cuidado com o manuseio de fogos de artifício. O uso inadequado desses artefatos explosivos pode resultar em acidentes graves e danos à propriedade.
O ideal é não soltar fogos em casa para evitar acidentes, mas, se quiser fazê-lo, nunca o faça em ambientes fechados, e quando o fizer em ambientes abertos, atente para a sua segurança e a dos outros, seguindo à risca as instruções da embalagem.
O material não deve ser manejado próximo a aglomerações – é fundamental procurar um local mais afastado, pois muitos acidentes acontecem devido a falhas ou efeito retardo dos fogos de artifício, tão menos próximo a rede de energia elétrica, a hospitais e a locais de concentração de público.
Além disso, não acenda bombas na mão. Utilize uma base segura e o acenda com segurança.
[ad_2]