[ad_1]
A equipe do Corpo de Bombeiros orienta que em as pessoas evitem de evitem transitar em períodos de tempestade e quedas de raios, principalmente em regiões alagadas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta sexta-feira (17) de fortes chuvas e tempestades, que podem causar rajadas de ventos de até 100 km/h, para esse final de semana em alguns municípios de Mato Grosso.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a previsão é que mais cidades do Norte, Oeste e Araguaia sejam impactadas pela chuva, ainda que de forma mais moderada. Em Cuiabá, o comitê de crise climática se prepara para possíveis estragos que possam ser causados pelas tempestades.
De acordo com a meteorologista Ana Paula Paes, o calor extremo, com pico estimado em 43°C, deve se chocar com uma massa de instabilidade vinda do sul e sudeste do país e esse encontro deve provocar fortes chuvas.
“São condições claras desse fenômeno climático pelo qual estamos passando, o EL Niño, que gera mais calor e menos períodos de chuva. Só que quando ela vem, vira uma tempestade”, explicou a especialista.
A equipe do Corpo de Bombeiros orienta que em as pessoas evitem de evitem transitar em períodos de tempestade e quedas de raios, principalmente em regiões alagadas, trechos de rios e cachoeiras. O mais correto é que em caso de risco, busquem um local seguro para se abrigar.
Quais os impactos do El Niño sobre o clima do Brasil?
Causa secas no Norte e Nordeste do país (chuvas abaixo da média), principalmente nas regiões mais equatoriais; e provoca chuvas excessivas no Sul do país e no sudeste do país.
[ad_2]