[ad_1]
Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 precisam lidar com a pressão – além da prova – do calor de Cuiabá, que tem previsão de bater 42°C neste domingo (12), de acordo com o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet). Em um dos locais de prova na capital, antes da abertura dos portões, os estudantes disputavam poucos lugares na sombra.
VIDEO:
☀Voluntários que prestavam apoio no local distribuíram leques de papel aos candidatos. Outros grupos de apoio deram água gelada para ajudar a aliviar a tensão. Cerca de uma hora antes da abertura dos portões, os termômetros registravam 35,7°C na sombra.
Uma das organizadoras voluntárias, Maria Angélica, contou que a distribuição de itens aos estudantes antes das provas tem por objetivo ajudar a acalmá-los.
“Sempre trabalhamos no Enem para apoiar os estudantes, trazendo algo para ajudá-los aliviar antes do teste, independentes das condições climáticas em Cuiabá”, ressaltou.
A estudante Nyehara hugueney, que pretende cursar direito, afirmou que o calor pode atrapalhar a concentração para prova.
“Está muito quente e isso dificulta a preparação. Desde 2018 faço a prova, mas dessa vez estou na expectativa para conseguir [uma vaga]”, disse.
Neste domingo, além do calor, o desafio é responder 90 questões de matemática, física, química e biologia, em 5 horas. O fechamento dos portões é às 12h [horário de Mato Grosso], com início da prova às 12h30.
A capital segue sem previsão de chuva para este fim de semana. Já a umidade relativa do ar deve variar entre 20 e 40%, o que é considerado preocupante, pois o nível ideal vai de 60 a 80%, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Na sexta-feira (10), a Defesa Civil de Mato Grosso emitiu um alerta de ameaças a saúde pública devido a chegada de uma nova onda de calor no estado, que pode durar até a próxima quarta-feira (15). Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apontam que a temperaturas devem atingir 5ºC acima da média pelos próximos cinco dias.
Segundo o Ministério da Saúde, as temperaturas elevadas podem causar problemas de hipertermia, desidratação, problemas respiratórios e agravar condições médicas pré-existentes.
Por conta dos perigos causados a saúde, a Defesa Civil recomenda que, nesse período, a população evite exposição ao sol durante os horários mais quentes, como das 10h às 17h, a prática de atividades físicas ao ar livre sem a proteção adequada e que não deixem crianças ou idosos sem vigilância em veículos estacionados.
[ad_2]
O carro que explodiu no anexo IV da Câmara dos Deputados na noite desta quarta-feira,…
O espaço continha plantações de hortifrúti e algumas construções, como uma cerca e um casebre…
Linha estima atender entre 30 a 40 mil passageiros, diariamente, sem necessidade de deslocamento até…
Animais morreram enforcados após passarem o dia amarrados por uma corda. Um idoso foi preso…
Para concorrer o cidadão deve solicitar a emissão do documento fiscal com a inclusão do…
Ainda restam 11 nomes a serem divulgados para compor as 20 secretarias da Prefeitura de…