O clima tem favorecido a semeadura do algodão em Mato Grosso. Até o dia 9 de fevereiro 98,87% da área estava plantada, superando, inclusive, a média dos últimos cinco anos de 91,72%. Ao se comparar com o ciclo 2022/23 a diferença é de 17,24 pontos percentuais, ante os 81,63% semeados nessa época no ano passado.
Na variação semanal, segundo levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o avanço foi de apenas 3,50 pontos percentuais.
“Essa diferença pode ser explicada pelos cenários distintos enfrentados nas duas safras, de modo que as condições climáticas atuais têm favorecido o andamento dos trabalhos a campo, ao passo que, no ciclo passado, o excesso de chuvas dificultou o avanço da colheita da soja e, consequentemente, a semeadura do algodão”, destacou o Instituto em seu boletim semanal do dia 5 de fevereiro.
Ainda conforme o Imea, cerca de 90,10% da área projetada de 1,37 milhão de hectares foi semeada dentro da janela ideal, que foi até o dia 31 de janeiro.
O levantamento divulgado na última sexta-feira mostra que a região centro-sul já plantou 99,62% da sua área. Na nordeste 99,12%, enquanto no médio-norte as sementes foram colocadas em 99,05%.
Já a região noroeste semeou 98,84% do algodão previsto, seguido da oeste com 98,74% e da sudeste com 98,56%.
Ministério da Saúde revela que, em 2023, o Estado teve 14,34 casos da doença para…
A Aliança Global de combate à fome e o financiamento de nações ricas a ações…
O economista Thomas Coutrot afirma que proposta de escala 4x3 tem grande aceitação pública, mas…
O cianeto, composto químico para o refino de minério, é usado no garimpo ilegal em…
O Dia do Rio Paraguai nasceu da luta dos comitês populares, até se transformar em…
O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Dohar Zonshine e o adido comercial Ari Fischer,…