🌞🥽🌄Quando o assunto é turismo, o Mato Grosso não deixa a desejar. O estado é rico em belezas naturais que encantam os turistas, mato-grossenses ou não. Após a polêmica de diversas visitações irregulares a um gruta fechada há 20 anos, vejca alguns dos principais destinos paradisíacos liberados para a visitação que o estado oferece.
🌂Confira abaixo algumas opções:
A 33 km de Primavera do Leste fica a Lagoa Azul de aparência hipnotizante, que oferece aos visitantes banho e flutuação. O horário de atendimento é de 8h às 11h e 13h às 16h, sendo a permanência permitida por no máximo 3 horas.
Para visitar o local, é necessário fazer reserva pela internet e pagar antecipadamente aos responsáveis pelo local. Crianças até 4 anos não pagam. Já crianças de 5 até 10 anos pagam R$ 60. As pessoas acima de 10 anos pagam R$ 100. No valor é incluso o condutor, colete salva-vidas e kit snorkel.
A maior caverna de arenito do Brasil está em Mato Grosso, mais precisamente no município de Chapada dos Guimarães, a 65 km da capital. A Caverna Aroe Jari possui 1.550 m de extensão, é extremamente plana e possui inúmeras cachoeiras no interior.
Em 2020, os atores Caio Castro e Grazi Massafera visitaram o local. À época, os dois compartilharam fotos do passeio nas redes sociais.
O município de Vila Bela da Santíssima Trindade, a 527 km de Cuiabá, foi a primeira capital de Mato Grosso, em 1752, e mantém até hoje as ruínas de uma Catedral Barroca, construída em 1769, com Pedra Canga e Adobe.
No entanto, a cidade também chama atenção pelas belezas naturais dos rios com águas cristalinas, que estão localizados no Parque Estadual Serra Ricardo Franco, que faz divisa com a Bolívia. No local se encontra a maior cachoeira do estado, a do Jatobá com 252 metros de queda em um vale de cânions.
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é uma área natural do Cerrado brasileiro, localizado entre os municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães.
A unidade de conservação foi criada em abril de 1989 e protege amostras significativas dos ecossistemas locais e assegura a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos existentes.
A cachoeira do Véu de Noiva é o principal atrativo turístico do parque e é o cartão postal do local. Na unidade é possível fazer diversos passeios turísticos gratuitamente.
Em 2019, o cantor Zeca Pagodinho aproveitou passagem pelo estado para dar um mergulho em uma das cachoeiras da região.
Na divisa entre Sapezal e Campo Novo do Parecis, a 397 km de Cuiabá, fica o Balneário Aldeia Rio Sacre, onde está a Cachoeira Salto da Mulher de águas cristalinas. Lá também está a Cachoeira de Salto Belo.
No local, além de poder contemplar a paisagem e tomar banho de rio, os visitantes podem participar de uma vivência indígena.
O balneário faz parte do território do povo indígena Pareci, que oferece aos visitantes toda sua hospitalidade, histórias e pinturas corporais.
Ministério da Saúde revela que, em 2023, o Estado teve 14,34 casos da doença para…
A Aliança Global de combate à fome e o financiamento de nações ricas a ações…
O economista Thomas Coutrot afirma que proposta de escala 4x3 tem grande aceitação pública, mas…
O cianeto, composto químico para o refino de minério, é usado no garimpo ilegal em…
O Dia do Rio Paraguai nasceu da luta dos comitês populares, até se transformar em…
O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Dohar Zonshine e o adido comercial Ari Fischer,…