Dona da residência onde os animais estavam não foi encontrada no local. Ao chegarem à residência, as equipes viram um dos animais já morto e outros dois com sinais visíveis de maus-tratos, como desnutrição e ferimentos
Um cachorro morto e outros dois animais feridos foram encontrados abandonados em situação de maus-tratos em uma casa de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, nessa sexta-feira (3).
Segundo o fiscal do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) do município, Éder Alves Dourado, uma denúncia anônima informou sobre o caso de maus-tratos, em que a tutora dos animais havia viajado e deixado os animais em situação de abandono.
Ao chegarem à residência, as equipes viram um dos animais já morto e outros dois com sinais visíveis de maus-tratos, como desnutrição e ferimentos. Moradores também informaram que a tutora era responsável por outros animais, como um cachorro que foi encontrado na rua e uma cadela que havia dado filhotes em um terreno baldio, ao lado.
“Um dos cachorros já havia falecido. Partes do corpo dele já estavam em estado de putrefação e com a presença de larvas. No terreno, nós vimos também um gato debilitado e uma cadela da raça pitbull.”, explica.
Os animais foram levados ao canil municipal para receber os cuidados necessários. Um processo administrativo foi aberto e um suspeito foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos.
Ainda de acordo com o fiscal, é comum o aumento de denúncias de maus-tratos nesta época do ano, em que tutores costumam viajar e deixar os animais sem supervisão. Ele ressalta que denunciar é um passo essencial para proteger os animais e garantir que os responsáveis pelos maus-tratos sejam punidos.
🚫Crime
Maus-tratos, abuso e violência contra animais são crimes previstos por lei. A pena para quem praticar o crime contra cães ou gatos é de prisão, de dois a cinco anos, multa e perda da guarda do animal.
Em Cuiabá, a prefeitura aprovou, desde 2017, oito determinações a favor da causa, entre elas, de proteção aos animais, monitoramento através de câmeras de segurança em pet shop e proibição do uso de correntes curtas no animal.