Categories: DESTAQUESFeatured

Cão isolado em cubículo há mais de 6 meses no Centro de Zoonoses é acolhido por ONG em Cuiabá | Mato Grosso

[ad_1]

O cão vira-lata que ficou seis meses isolado em um cubículo no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em Cuiabá, foi acolhido, nessa quarta-feira (30), pela Associação Luta e União de Amigos para Animais em Risco (Lunaar), após o registro de uma denúncia de maus-tratos à Polícia Civil.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável informou, em nota, que solicitou ao Bem-Estar Animal o acolhimento do animal, mas que, devido à alta demanda de abandonos e maus tratos, o foco da instituição foi priorizar mães e filhotes que vivem nas ruas em situação de vulnerabilidade.

A diretora da Lunaar, Carla Fahima, disse que pediu a adoção do animal assim que recebeu a denúncia sobre a situação do cachorro, mas, ao chegar no local, a Secretaria de Bem-Estar Animal informou que o cão era muito agressivo e que já tinha atacado outros animais e um funcionário do local.

“Eles disseram que ele chegou a ser adotado, mas se mostrou bastante agressivo e fugiu da casa do adotante. A diretoria do Bem-Estar afirmou que ele é um cachorro que atacou outros animais e que é agressivo, mas com a gente ele não fez nada e não tentou morder nenhuma pessoa”, disse.

Segundo a diretora, o cachorro não apresenta riscos aos humanos, mas, pelo medo, ele não consegue socializar muito bem. O animal foi entregue à ONG, com o intuito de tratá-lo e medicá-lo.

“Desde que ele chegou, verificamos que ele não é um animal agressivo com pessoas. Ele é um cachorro muito medroso, tem medo de gente e é bem traumatizado e é isso que deixa ele reativo, se você tenta chegar perto, ele foge. Vamos tentar ir acalmando ele e mostrar que ele não precisa ter medo”, explicou.

 

O Gabinete Estadual de Intervenção na Saúde de Cuiabá explicou que o cão está saudável e não poderia ficar no Centro de Zoonoses por risco de pegar doenças de outros animais em tratamento.

Posteriormente, o animal foi adotado por uma família, que acabou o devolvendo com a justificativa de agressividade. — Foto: Reprodução

O cachorro foi acolhido há pouco tempo, mas já recebeu até nome, ‘Dug’, inspirado no cachororo do filme ‘UP Altas Aventuras’. De acordo com Carla, todos os cuidados médicos e de adaptação serão fornecidos ao vira-lata, desde a castração até avaliações de rotina.

“Ele vai ficar conosco e terá todos os cuidados necessários. Vamos tentar ir adaptando ele aos poucos e com calma. Ele está bem e, aparentemente, é saudável, mas ficou em um canil sozinho para a gente avaliar se ele consegue socializar depois com outros animais e dividir uma baia com outro cachorro”, ressaltou.

Relembre o caso

 

Cão resgatado após abandono está isolado em cubículo no Centro de Zoonoses em Cuiabá há 6 meses

O cão vira-lata que foi resgatado após ser abandonado pelo dono e focpi isolado por mais de seis meses. Uma denúncia feita à Polícia Civil nesta semana aponta que o cachorro passava grande parte do tempo recluso e não tinha interação com outros animais.

Em um vídeo enviado ao g1, é possível ver o cão em um ambiente sem luz do sol.

Crime

 

Maus-tratos, abuso e violência contra animais são crimes previstos por lei. A pena para quem praticar o crime contra cães ou gatos é de prisão, de dois a cinco anos, multa e perda da guarda do animal.

Em Cuiabá, a prefeitura aprovou, desde 2017, oito determinações a favor da causa, entre elas, de proteção aos animais, monitoramento através de câmeras de segurança em pet shop e proibição do uso de correntes curtas no animal.

VIDEO:

[ad_2]

O Noroeste

Recent Posts

Museu de Arte Sacra abre exposição que recria as fases da vida de Jesus Cristo neste domingo (24)

“Bem-Aventurados: Arte Cristã” reúne obras de 33 artistas e será aberta às 9h O Museu…

4 horas ago

Inmet renova alerta para chuvas intensas em MT; veja previsão I MT

O comunicado prevê ainda ventos intensos, que podem variar entre 40 e 60 km/h. O…

4 horas ago

Serra de São Vicente será interditada neste domingo (24) para manutenção; veja mudanças no tráfego

A interdição vai acontecer das 6h às 12h, na altura do km 343 e km…

4 horas ago

Entenda o acordo que gera tensão entre a Europa e o agro brasileiro

Carrefour anunciou que suas lojas na França não vão mais comprar carnes do Mercosul. Medida…

11 horas ago

Três passageiros de ônibus envolvido em acidente que matou motorista seguem internados em Cuiabá; 8 já receberam alta

O acidente aconteceu nessa sexta-feira (22), no km 05 da rodovia por volta de 3h50…

11 horas ago

Motociclista morre em acidente com carro na BR-070 em Várzea Grande (MT)

A suspeita é que os veículos tenham batido de frente, segundo a polícia. Uma mulher…

11 horas ago