O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (União Brasil), recebeu na manhã desta quarta-feira (9), a visita institucional do candidato a presidente da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) do Estado de Mato Grosso/Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE), Rodrigo Fonseca Costa. A eleição acontece de 1 a 4 de dezembro de 2024.
De acordo com Botelho, é importante que todos os candidatos postulantes para a vaga de presidente da Procuradoria Geral de Justiça venham à Assembleia Legislativa mostrar as suas propostas de trabalho para o Órgão.
“É importante essa conversar e outros candidatos devem vir à Assembleia Legislativa. É fundamental manter esse diálogo permanente com o MPE. É uma conversa institucional que teremos com todos os outros candidatos. Nesse aspecto estamos bem alinhados”, afirmou Botelho.
A deputada Janaina Riva (MDB) afirmou que Fonseca trouxe propostas que valorizam o diálogo e que isso é importante para debater as pautas de políticas públicas voltadas para o estado de Mato Grosso.
“Isso é importante para ampliar o bom relacionamento e, com isso, fortalecer a democracia. Essa aproximação com o Parlamento mostra que Ministério Público é um parceiro do Legislativo estadual, do Judiciário e do Governo. É preciso atuar em conjunto em prol da população”, disse a parlamentar.
A visita institucional, de acordo com Fonseca, é para anunciar a sua candidatura a eleição do Ministério Público. “Estou trabalhando meu nome junto aos colegas. Mas viemos discutir com a Assembleia – como o Ministério Público é apartidário – e com isso colocar o MPE à disposição do Parlamento nas parcerias que sejam favoráveis à sociedade mato-grossense”, disse Fonseca.
Fonseca explicou que os promotores votam e os três nomes mais votados são enviados ao governado do estado para fazer a nomeação dentro da lista tríplice. “Espero que o governador nomeie o candidato mais votado da lista à presidência. Vamos visitar todos os poderes e mostrar a nossa proposta de trabalhar em conjunto a favor da sociedade mato-grossense”, disse Rodrigo Fonseca.
A eleição, que também pode ser online, acontece de 1 a 4 de dezembro. A apuração é feita no último dia, com a lista dos votos de todos os candidatos. Depois da homologação interna da votação, a lista tríplice é enviada ao governador do estado, que tem 15 dias para fazer a nomeação do presidente da PGJ.
Medida foi tomada com base no cenário epidemiológico atual, que registra um aumento expressivo de…
O piloto João Edson Belafronte, de 69 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda…
Os interessados na compra poderão se cadastrar para dar lances e também participar de forma…
Polícia informou que os três estavam escondidos em um espaço que era usado como ponto…
Manifestação ocorreu após Cristiane Alves Nogueira Marcoski, de 44 anos, morrer atropelada na mesma rodovia.…
O prazo foi estabelecido nesta terça-feira (21) pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal…