Vendedores foram ouvidos e liberados, e responderão por crimes com pena de até 5 anos de prisão e multa, segundo a polícia.
Dois vendedores ambulantes foram presos e dezenas de camisetas falsificadas de times do futebol brasileiro foram apreendidas pela Polícia Civil, nessa quarta-feira (8), durante ação da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon). A maioria das camisetas era do Cuiabá Esporte Clube.
Os produtos estavam expostos para venda em varais instalados na Avenida Érico Preza, no bairro Jardim Itália, na capital. Os vendedores foram ouvidos e liberados, e responderão por crimes com pena de até 5 anos de prisão e multa, segundo a polícia.
A polícia informou que as ações de fiscalização serão intensificadas devido ao início do segundo turno do Campeonato Brasileiro de futebol masculino da série A. Nos próximos meses, a Arena Pantanal receberá grandes jogos entre o time do Cuiabá Esporte Clube e outros grandes times brasileiros, o que possibilita o aumento do comércio de camisetas falsificadas.
Segundo informações divulgadas pela CBF, o futebol brasileiro, em toda a sua cadeia, direta e indiretamente, representa 0,72% do PIB brasileiro, em um total de R$ 52,9 bilhões de reais anuais. Estudos apontam, ainda, que 37% das camisas de times de futebol comercializadas no país são falsificadas.
Após a realização de perícia no material e a conclusão das investigações, as camisetas falsificadas que foram apreendidas devem ser doadas a crianças e adolescentes carentes de programas e organizações sociais sem fins lucrativos de Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital