Duas cadelas foram resgatadas durante a Operação Sansão, deflagrada por agentes da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), após denúncias de maus-tratos e uma possível prática de zoofilia contra uma delas, em uma casa no Bairro Santa Terezinha, em Cuiabá, no último sábado (23). A Polícia Civil está investigando o caso.
Os animais foram retirados do local e encaminhados aos cuidados da Diretoria de Bem-estar Animal da capital.
De acordo com a secretaria, as duas passaram por atendimento veterinário e uma delas precisou passar por uma cirurgia de retirada do útero devido a presença de uma infecção.
Segundo o secretário adjunto da Diretoria Bem-Estar Animal, Ademir Germinaro, as fêmeas não retornarão mais ao antigo ambiente e ficarão sob os cuidados do órgão.
O crime de maus-tratos de animais domésticos é punido com reclusão de dois a cinco anos, também podendo gerar multa e proibição da guarda do animal.
Além de agressão física, negar assistência veterinária aos pets também configura-se como crime de maus-tratos.
Em caso de morte do animal, a pena poderá ser acrescida de 1/3 a 1/6 e a multa pode variar de um a 40 salários-mínimos, de acordo com a polícia.
O nome Sansão faz referência ao cachorro da raça pitbull, que teve suas patas traseiras arrancadas por agressores com o uso de um facão em Minas Gerias, em junho de 2020.
Com ajuda de uma prótese desenvolvida em Denver, nos Estados Unidos, e doada por uma associação de proteção animal, o cachorro começou a andar novamente.
Ministério da Saúde revela que, em 2023, o Estado teve 14,34 casos da doença para…
A Aliança Global de combate à fome e o financiamento de nações ricas a ações…
O economista Thomas Coutrot afirma que proposta de escala 4x3 tem grande aceitação pública, mas…
O cianeto, composto químico para o refino de minério, é usado no garimpo ilegal em…
O Dia do Rio Paraguai nasceu da luta dos comitês populares, até se transformar em…
O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Dohar Zonshine e o adido comercial Ari Fischer,…