Categories: ALMT

Botelho destaca projeto para modernização de emendas finalista do Prêmio Unale

A gestão do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho, é marcada por ações que buscam eficiência e transparência nos serviços públicos. Na próxima semana, Botelho participa da 27ª Conferência Unale, no Rio de Janeiro, onde a ALMT concorre com dois projetos finalistas na 5ª edição do Prêmio Unale 2024, Assembleia Cidadã: Projeto de Modernização, Controle e Acompanhamento das Emendas Parlamentares e o Projeto Espaço de Identificação Infantil (emissão da Carteira de Identidade Nacional – CIN).

O modelo adotado pela ALMT para maior efetividade na execução de emendas parlamentares impositivas à Lei Orçamentária Anual (LOA) atraiu o interesse de outros Estados, por exemplo, Rio Grande do Norte, que conheceu o projeto in loco.  “O trabalho que realizamos juntos, com dedicação e foco, tornou-se referência nacional. Nosso modelo de emendas impositivas garante que o dinheiro público chegue rapidamente onde deve estar: na vida da população. Esse sistema inspira outras assembleias adotarem práticas semelhantes”, comemorou Botelho.

Na prática, o projeto otimizou a execução das emendas parlamentares. Segundo Janaina Polla, idealizadora do projeto, a implementação do modelo inovador é de quase 100%.

“Somos a primeira Assembleia a implementar esse trabalho. Já somos inspiração para outros parlamentos. Além disso, temos visitas agendadas de representantes das assembleias de Roraima e Sergipe para conhecerem o projeto”, destacou Polla.

Enquanto aguarda o próximo dia 5 de dezembro, quando os vencedores do prêmio serão anunciados, Botelho mantém a confiança de que deixará um legado importante como presidente da ALMT. A Assembleia já conquistou o Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), alcançando a segunda posição no ranking de transparência entre as Assembleias Legislativas do país, com um índice de 95,25%.

“Esse reconhecimento é de todos nós! É por vocês, por Mato Grosso, que estamos fazendo história. Vamos com tudo para a Unale e mostrar a força do nosso Estado!”, celebrou Botelho. Ele também destacou o orgulho de concorrer com o Espaço Cidadania Kids, um ambiente lúdico criado para receber crianças durante a emissão de documentos.

Modernização – O Projeto de Modernização, Controle e Acompanhamento das Emendas Parlamentares foi iniciado em 7 de junho de 2021, por meio da Resolução nº 7.015/2021. O projeto é executado com orçamento próprio da ALMT e osetores responsáveis incluem a Secretaria Parlamentar da Mesa Diretora e a Consultoria Institucional de Acompanhamento Financeiro e Orçamentário, criada pela mesma Resolução.

mtmais

Recent Posts

Setasc divulga regras para sorteio das casas para noivos do Casamento Abençoado

Sorteio será no dia 08 de dezembro, na cerimônia oficial do casamento no Ginásio Aecim…

14 minutos ago

Suspeitos de assassinar pastor se apresentam à polícia de MT e alegam legítima defesa

Severino Amaro de Lima, de 70 anos, tentou apaziguar uma discussão, mas acabou sendo atacado…

19 minutos ago

Ganhador de R$ 201 milhões da Mega-sena morre 24 dias após retirar prêmio em Cuiabá I MT

Ganhador fez uma aposta de R$ 5 e ganhou sozinho o prêmio milionário. O ganhador…

48 minutos ago

Mãe morta enquanto dormia com filhos sofreu tentativa de assassinato há 20 dias em MT, diz polícia

Vítima era suspeita de ter ter envolvimento com facção criminosa, e a morte estaria relacionada…

1 hora ago

Setasc realiza Expedição SER Família Mulher em Vila Bela da Santíssima Trindade

Idealizada pela primeira-dama Virginia Mendes, a Expedição capacitou 145 profissionais socioassistenciais do município e região…

3 horas ago

Força Tática desarticula quadrilha por roubo e sequestro e recupera caminhonete em Rondonópolis

Quatro criminosos foram presos em flagrante horas após o crime, nesta terça-feira (03) A Força…

4 horas ago