Categories: MT

Bombeiros se reúnem com Comando Operacional para alinhamento estratégico de combate aos incêndios no Pantanal

No bioma, está proibido o uso do fogo até 31 de dezembro

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso fez uma reunião com o Comando Operacional Conjunto Pantanal II para alinhamento estratégico de combate aos incêndios florestais no bioma. A reunião foi realizada nesta quarta-feira (03.07), no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá.

“Nos reunimos com o Comando Operacional Conjunto para alinhar nossos trabalhos e estudar formas de apoio no enfrentamento de combate aos incêndios florestais Estamos nos antecipando ao período mais crítico, previsto para agosto e setembro, com base em nosso monitoramento. O Pantanal é um bioma com complexidades únicas que exigem um esforço conjunto para um combate ao fogo mais eficiente”, afirmou o comandante-geral dos Bombeiros, Flávio Gledson.

“A importância desta reunião se dá pela precisão das informações. Foi um briefing muito bem detalhado, com as áreas afetadas e como está sendo a atuação dos militares. A partir de agora, podemos dar apoio logístico e atender às demais necessidades da região”, afirmou o major-brigadeiro do Ar, Luiz Cláudio Macedo.

O Comando Operacional está ativado desde 28 de junho por meio da portaria 3.179, do Ministério da Defesa, e tem como objetivo fortalecer as ações de combate aos incêndios florestais no Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Fazem parte do Comando as Forças Armadas, Marinha, Exército e Aeronáutica.

Estrutura de combate

Durante a reunião, o Corpo de Bombeiros detalhou a estrutura atual de combate. Atuam no Pantanal 35 bombeiros, um servidor do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e oito servidores da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

Participam também das ações brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e membros da Marina.

O efetivo conta com o apoio de um avião, um helicóptero, oito caminhonetes, cinco pás-carregadeiras, quatro caminhões auto tanque, duas escavadeiras, duas motoniveladoras, duas patrolas, dois quadriciclos, um caminhão pipa, uma pá-carregadeira e um trator.

Período proibitivo

Nos três biomas mato-grossenses, já está proibido o uso do fogo para manejo e limpeza de áreas na zona rural. No Cerrado e Amazônia, o uso do fogo fica proibido até 30 de novembro, enquanto no Pantanal a proibição se estende até 31 de dezembro. Na zona urbana, é proibido o ano todo.

mtmais

Recent Posts

Museu de Arte Sacra abre exposição que recria as fases da vida de Jesus Cristo neste domingo (24)

“Bem-Aventurados: Arte Cristã” reúne obras de 33 artistas e será aberta às 9h O Museu…

10 horas ago

Inmet renova alerta para chuvas intensas em MT; veja previsão I MT

O comunicado prevê ainda ventos intensos, que podem variar entre 40 e 60 km/h. O…

10 horas ago

Serra de São Vicente será interditada neste domingo (24) para manutenção; veja mudanças no tráfego

A interdição vai acontecer das 6h às 12h, na altura do km 343 e km…

10 horas ago

Entenda o acordo que gera tensão entre a Europa e o agro brasileiro

Carrefour anunciou que suas lojas na França não vão mais comprar carnes do Mercosul. Medida…

17 horas ago

Três passageiros de ônibus envolvido em acidente que matou motorista seguem internados em Cuiabá; 8 já receberam alta

O acidente aconteceu nessa sexta-feira (22), no km 05 da rodovia por volta de 3h50…

17 horas ago

Motociclista morre em acidente com carro na BR-070 em Várzea Grande (MT)

A suspeita é que os veículos tenham batido de frente, segundo a polícia. Uma mulher…

17 horas ago