O atleta mato-grossense, que está entre os melhores 12 do mundo, vai disputar prova final do lançamento de dardo nesta quinta-feira (29)
O atleta Arthur Curvo, de 19 anos, bolsista do Projeto Olimpus MT, se destacou na qualificatória de lançamento do dardo realizada no Estádio de La Videna, em Lima, capital do Peru, na noite de terça-feira (27.08).
O jovem garantiu sua vaga na final do Mundial de Atletismo Sub-20 ao alcançar a 12ª posição com um lançamento de 68,74 metros. A prova final está marcada para quinta-feira (29.08), às 18h32 (horário de Mato Grosso).
Beneficiado pela bolsa internacional do programa de incentivo ao esporte da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), o esportista treina na AABB de Cuiabá e recentemente conquistou a medalha de bronze no Troféu Brasil, com sua marca pessoal de 72,22 metros. Com essa performance, ele ocupa a vice-liderança no ranking sul-americano sub-20.
Segundo a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Arthur só tem marcas inferiores aos dois destaques do dardo na categoria adulta – o finalista olímpico Luiz Maurício da Silva, recordista sul-americano com 85,91 m, e o também olímpico Pedro Henrique Nunes, que tem 85,11 m como melhor marca pessoal.
A delegação brasileira no Mundial de Atletismo também conta com os técnicos mato-grossenses Elias Neves e Elves Pinho, beneficiados pelo Projeto Olimpus, e o atleta Gilvan Ribeiro de Peixoto de Azevedo (673 km de Cuiabá), do salto triplo. Os atletas convocados conquistaram as vagas por estarem nas melhores colocações no ranking.