O biólogo contou que, apesar da fama de caçadoras, é comum ver as onças se alimentando de animais já sem vida.
🐆O biólogo e guia de turismo Marcos Ardevino registrou nessa sexta-feira (21), uma onça-pintada se alimentando de um jacaré morto, em Poconé, região do Pantanal mato-grossense que fica a 104 km de Cuiabá. Nas imagens, é possível ver o felino arrastando o jacaré já sem vida pela margem do rio. (assista abaixo)
VIDEO:
Segundo o biólogo, apesar forte fama de caçadoras, as onças também tem instintos “oportunistas”, o que significa que elas vão comer o que estiver à disposição.
“Elas são carnívoras, como outros felinos, então, quaisquer presas (jacaré, capivara, anta, cervo, porco do mato) que ela [a onça] achar e tiver a oportunidade de matar, ela irá fazê-lo”, detalhou Marcos.
Marcos explicou que esse comportamento contribui para a manutenção da saúde da população de presas das onças, já que elas vão optar por caçar aquela que estiver mais favorável, que na maioria das vezes são animais doentes ou muito velhos.
O biólogo ainda relatou que já observou diversas vezes onças-pintadas comendo animais mortos como peixes, sucuris, jacarés e às vezes até bois que morrem afogados.