A Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal, vinculada a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), recebeu mais de uma tonelada de ração e já iniciou a distribuição aos protetores e cuiadores de animais (cães e gatos) cadastrados junto à Prefeitura de Cuiabá. O quantitativo é fruto de uma doação ao Banco de Ração, iniciativa da gestão Emanuel Pinheiro, feita na quinta-feira (21) por um empresário da capital.
“A expressão é de gratidão pelo empenho do diretor da Bem-Estar Animal Gilmar Tomazi, que auxiliou o processo. A necessidade é grande uma vez que é humanamente impossível vencer essa luta contra o abandono e maus tratos aos animais. Para isso é necessário ampliar a conscientização das pessoas. Encontrar parceiros é ter a certeza de que existem pessoas com o coração aberto para estender a mão”, declarou a secretária adjunta de Bem-Estar Animal, Andrea de Melo.
No total foram recebidos 1.376 kg de ração que serão repassados na integralidade para os cuidadores e protetores cadastrados. “A Secretaria Adjunta de Bem-Estar já tem sua subsistência garantida pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente. Portanto, quando acontecem estas doações destinamos aos Protetores e cuidadores”, explicou Andrea.
A triagem dos beneficiados foi feita através da quantidade de animais e dificuldade financeira que enfrentam. Como é de conhecimento a situação de cada um por parte da Bem-Estar Animal, os critérios foram realizados com responsabilidade.
Algumas comunidades terapêuticas (que atuam com recuperação de pessoas com vícios – álcool, drogas) e pessoas em situação de rua que possuem animais também receberam donativos da ração.
O Banco de Rações para cães e gatos foi criado em 2021, na época da pandemia, através da Lei 6.672 com o objetivo de captar doadores e realizar a efetiva distribuição. Intertessados, tanto empresas como pessoas físicas podem procurar a Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal e formalizar a doação.
O empresário que doou os 1.376 kg de ração preferiu não ser identificado, mas está aberto a futuras doações.