[ad_1]
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc-MT) está apoiando a banda com logística e recurso financeiro para que represente a Rede Estadual de Ensino no evento nacional.
Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o concurso em Silva Jardim é uma importante competição que reúne grupos de todo o país, promovendo a troca de experiências e o aprimoramento dos participantes. “Além disso, também visa valorizar a cultura e a arte das bandas e fanfarras, incentivando a prática musical nas escolas”.
Segundo o secretário, a Seduc entende a importância de incentivar a participação de seus estudantes em eventos que contribuem para o desenvolvimento artístico e cultural dos jovens. “As ações artísticas-pedagógicas desenvolvidas nas escolas da rede faz parte das políticas do Plano Educação 10 anos. Através do Projeto Educarte, fomenta o ensino e a aprendizagem de música nas escolas, em especial de bandas e fanfarras”.
O Educarte se modela na valorização da estética, da sensibilidade, da cultura e dos valores artísticos pertinentes ao capital cultural dos estudantes. Isso proporciona um ambiente escolar acolhedor e um forte sentimento de pertencimento a todos os atores envolvidos na educação.
Já são 105 Unidades Escolares em plena atividade artístico-pedagógica em Projeto Educarte e, com isso, a Seduc reforça o compromisso de incentivar e apoiar a prática musical nas escolas, valorizando o talento e a dedicação dos jovens músicos de Mato Grosso.
“Estamos ampliando gradativamente o Educarte, pois, por meio da performance musical coletiva, esta ação desempenha um papel extremamente relevante na formação cultural, social e intelectual dos nossos estudantes auxiliando-os no processo de ensino-aprendizagem”, acrescentou Alan.
Neste ano foram entregues 70 kits banda para escolas localizadas em todas as regiões.
De acordo com o coordenador do Projeto Educarte, professor Alex Teixeira, os novos instrumentos vão contribuir com abertura de mais vagas nas bandas e deixa-las mais equipadas para o 1º Festival de Bandas e Fanfarras que a Seduc está planejando para acontecer em 2024.
A banda
Os estudantes que compõem a Banda Marcial da Escola Estadual André Avelino Ribeiro aprendem a tocar instrumentos de percussão e sopro, através de partitura, de técnica instrumental e de performance musical coletiva. Além disso, o corpo coreográfico compõe a performance artística da banda com movimentos sincronizados às sonoridades da percussão e dos instrumentos de sopro.
Em setembro, a banda da ‘André Avelino’ foi campeão da 7ª Copa Centro-Oeste de Bandas e Fanfarras, em Sorriso, conquistando vários troféus: 1º lugar Corpo Musical de banda marcial, 1º lugar Corpo Musical de grupo de percussão sinfônico, 2º lugar de Regência, 3º lugar de Corpo coreográfico, 2º lugar de Baliza e o 3° lugar de Comandante Mór.
“Em Silva Jardim, o objetivo é trazer para Mato Grosso um dos troféus de 1º, 2º e ou 3° lugar. Estamos preparados para os quesitos que serão avaliados e premiados, como corpo musical, corpo coreográfico, pavilhão nacional, regente mor, baliza feminino, baliza masculino e regência”, finalizou o professor e regente da banda Lueder Bruno.
[ad_2]