33 C
Cuiabá
domingo, novembro 17, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioFashionPOLITICA MTBancada do União Brasil MT define votos por cassação e reprovação das...

Bancada do União Brasil MT define votos por cassação e reprovação das contas de Emanuel I Mato Grosso

A presidente do União Brasil em Cuiabá, deputada federal Gisela Simona, determinou que a bancada de vereadores do partido deve votar a favor da reprovação das contas do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e pela cassação. Ambos os casos estão em tramitação na Câmara Municipal. Gisela realizou uma reunião com os vereadores na manhã desta segunda-feira (25). Segundo ela, aquele que descumprir a determinação poderá ser expulso da sigla.

“Nós decidimos que o União Brasil votará em consenso pela cassação do prefeito Emanuel Pinheiro. […] Também tivemos a inclusão do item de pauta pelo voto unânime pela reprovação das contas do Emanuel, acompanhando o parecer do Tribunal de Contas do Estado”, afirmou.

“Havendo descumprimento por parte de algum dos nossos vereadores, teremos penalidades previstas no estatuto a serem aplicadas”, acrescentou.

Emanuel é alvo de uma comissão processante que pode levar à cassação do mandato.

O pedido foi protocolado pelo vereador de oposição Fellipe Corrêa (Cidadania) e se baseia na decisão do desembargador Luiz Ferreira da Silva, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que determinou o afastamento do gestor no dia 4 de março.

Além disso, nas próximas semanas a Câmara deve votar as contas do prefeito referentes ao ano de 2022. O relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) classifica como de “natureza gravíssima” um rombo de R$ 1,2 bilhão nos caixas da Prefeitura e pede pela reprovação.

Além de alinhar o voto da bancada municipal do União Brasil, Gisela declarou a oposição do partido a Emanuel, citando diversos escândalos da gestão como justificativa.

“O União Brasil reafirmou a oposição ao prefeito Emanuel Pinheiro, tendo feito a justificativa em ata de todos os motivos que hoje nos faz ser um partido de oposição. Temos pela primeira vez na história de Cuiabá a reprovação das contas pelo TCE, tivemos também pela primeira vez uma intervenção na Saúde de Cuiabá e uma situação inédita do prefeito por duas vezes afastado da Prefeitura”, disse.

“Existe também o caos financeiro instaurado, motivos esses que hoje nos faz reafirmar a unanimidade da Executiva e da bancada municipal ser um partido de oposição ao Emanuel Pinheiro”, completou.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -
spot_img