Dois homens morreram e duas pessoas ficaram feridas durante um ataque a tiros em uma região de garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé, no domingo (26), próximo o município de Vila Bela da Santíssima Trindade, 562 km de Cuiabá. A identidade das vítimas não foi divulgada e não há informações sobre o estado de saúde das vítimas feridas.
Segundo a Polícia Civil, quando as equipes chegaram no local, encontraram duas vítimas caídas no chão, já sem vida e sem documentos. Outras duas pessoas, estavam com ferimentos de arma de fogo e foram socorridas.
Ainda de acordo com a polícia, os atiradores teriam chegado agredindo e disparando diversas vezes contra o barraco em que estavam as vítimas. Não há informações de quem sejam os atiradores.
A Polícia Civil investiga o caso.
A região da Terra Indígena é cenário recorrente em operações realizadas pela Polícia Federal, para desativação de garimpo ilegal. A primeira foi em maio de 2020, quando policiais desocuparam um garimpo ilegal de ouro na região. Porém, após a saída das equipes, os garimpeiros invadiram o local novamente.
Ao todo, a Terra Indígena Sararé abrange os municípios de Conquista d’ Oeste, Nova Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade.
A operação mais recente ocorreu em abril deste ano, em que 22 pás carregadoras avaliadas em mais de R$ 17 milhões, 39 motores estacionários, duas bombas d’água, um gerador e duas britadeiras foram destruídas, durante a “Operação que Ouro Viciado”, para combater a extração ilegal de ouro e desocupação da Terra Indígena.
Ministério da Saúde revela que, em 2023, o Estado teve 14,34 casos da doença para…
A Aliança Global de combate à fome e o financiamento de nações ricas a ações…
O economista Thomas Coutrot afirma que proposta de escala 4x3 tem grande aceitação pública, mas…
O cianeto, composto químico para o refino de minério, é usado no garimpo ilegal em…
O Dia do Rio Paraguai nasceu da luta dos comitês populares, até se transformar em…
O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Dohar Zonshine e o adido comercial Ari Fischer,…