Com 20 votos favoráveis e 4 ausências, os deputados estaduais aprovaram a votação da Mesa Diretora para 7 de agosto, assim que o Legislativo retorna do recesso. A medida foi votada em sessão na manhã desta terça-feira (9).
Anteriormente, a eleição da Mesa do segundo biênio desta legislatura seria em setembro. Contudo, o adiantamento seria uma estratégia na disputa acirrada entre a deputada Janaina Riva (MDB) e o parlamentar Beto Dois a UM (PSD) pelo cargo de primeiro-secretário, aquele que administra o orçamento da Casa.
Além de adiantar a eleição da direção 2025/2026, o Projeto de Lei Complementar (PEC) aprovado cria mais cargos na Mesa, que sobe para 10 cadeiras.
Com a regra, a Mesa Diretora terá presidente, primeiro, segundo e terceiro vice-presidente, um primeiro, segundo, terceiro, quarto, quinto e sexto secretário.
Todos os deputados foram favoráveis à proposta, exceto Outros quatro estavam, ausentes, sendo eles os deputados Dilmar Dal’Bosco (União), Claúdio Ferreira (PL), Faissal Calil (Cidadania) e Gilberto Cattani (PL) que faltaram à sessão.
Os eleitos em agosto tomam posse em 1º de fevereiro de 2025.