“Saio daqui melhor do que antes, com outra visão sobre os meus direitos. Agora que tenho esse conhecimento vou levar para o meu dia a dia, principalmente na criação dos meus filhos, e vou repassar para o meu esposo e meus familiares”, completou Rosimeire.
A comunidade rural foi a primeira a receber os atendimentos itinerantes da van do SER Família Mulher, que é gerido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio da Superintendência de Políticas Públicas para as Mulheres.
A van percorrerá as 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP), onde serão oferecidas capacitações às equipes da rede socioassistencial.
“É muito gratificante retornar com esses atendimentos e é mais significativo por ser em uma comunidade rural. Realizamos uma roda de conversa com elas, explicando os seis tipos de violências que são a física, a moral, a patrimonial, a psicológica, a sexual e a virtual, além dos seus direitos como mulheres. Fico muito feliz que muitas mulheres compareceram e tenho certeza que elas saem daqui mais empoderadas”, contou.
“Queremos chegar em todos lugares possíveis, seja na zona urbana, rural ou terra indígena. O importante é não deixar nossas mulheres sem conhecer os seus direitos e desamparadas. Esta é a primeira viagem de atendimentos da van do SER Família Mulher e pode ter certeza que ela fará a diferença para muitas mulheres do nosso estado”, concluiu.
De acordo com a defensora pública, Tânia Regina Matos, a Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas com os atendimentos da van itinerante é de suma importância na prevenção e combate à violência contra as mulheres, principalmente para aquelas que vivem na zona rural.
Ela ressalta que normalmente, a maior violência vivida pelas mulheres é a psicológica.
“Ela sempre vai começar pela violência moral, pelo xingamento, pela agressão através da palavra e aí, essa violência vai ascendendo e ficando cada vez mais intensa. Vejo com muito bons olhos o SER Família Mulher com essa atividade de ouvir as mulheres, trazendo informações a elas e isso é muito importante. Com certeza, após a visita da van, a vida de muitas delas irá mudar”, afirmou a defensora pública.
A Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas foi realizada nos dias 28 e 29 de maio, em Cáceres. O objetivo da ação é fortalecer as políticas públicas e o combate à violência contra as mulheres nos municípios do Estado.
A grande ação Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas será realizada nas 15 regiões Integradas da Segurança Pública (RISP), tendo um município como sede em cada região, assim, percorrendo 15 municípios, com participação dos demais que integram a região.
As capacitações ofertadas para as equipes da rede socioassistencial, do município sede, durante a expedição, terão a participação das equipes socioassistenciais dos municípios que abrangem a RISP.
A Expedição conta com o apoio e parcerias das Prefeituras Municipais, Associação Mato-grossense dos Municípios, Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), Polícia Militar (PM MT), Corpo de Bombeiros Militar Tribunal de Justiça de MT (TJMT), Ministério Público de MT (MPMT), Defensoria Pública do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) e outras entidades.
A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça realiza o evento “20 de novembro - Dia…
Apreensão causou um prejuízo de aproximadamente R$ 3,3 milhões ao crime organizado, diz Gefron. Dois…
Prevenção e cuidados são as melhores alternativas para evitar esses incidentes e tragédias O Corpo…
Conforme decisão, a interdição impede a prestação de serviços de saúde aos usuários, violando o…
Raul Mendes e Cris Reinheimer foram presos por suspeita de adulteração e receptação de um…
Por: Virginia Mendes Temos um compromisso com o futuro de Mato Grosso. O 15 de…