32 C
Cuiabá
domingo, dezembro 22, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioMAIS MTApós notificação do MPMT, prefeitura suspende contratação milionária de empresa de diagnóstico...

Após notificação do MPMT, prefeitura suspende contratação milionária de empresa de diagnóstico por imagem em Várzea Grande

A Prefeitura de Várzea Grande suspendeu o pregão eletrônico nº 34/2024 de contratação de uma empresa especializada em diagnóstico por imagem, no valor global estimado em R$ 20,7 milhões, nesta sexta-feira (20). A decisão ocorreu após o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) notificar o município, localizado na região metropolitana de Cuiabá, solicitando a reformulação do edital e comprovação de caixa para atender a Lei de Responsabilidade Fiscal.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Várzea Grande, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Segundo o edital, o valor milionário foi o menor preço por lote. A empresa prestaria serviços como tomografia computadorizada, ultrassonografia e angiotomografia. O pregão estava previsto para o próximo dia 30.

De acordo com o MPMT, o edital foi retificado duas vezes em menos de um mês, ampliando os serviços, incluindo ressonância magnética e software específico para máquinas de ressonância e tomografia, sem justificativa técnica.

A notificação ressalta que o contrato atende pacientes da rede de urgência e emergência, e o serviço de ressonância magnética estaria excluído, inicialmente. O documento aponta ainda, que o serviço de ressonância magnética está previsto apenas nas Unidades de Terapia Intensiva, conforme o Ministério da Saúde.

O MPMT afirma também que foram localizados diversos pedidos de esclarecimentos de empresas interessadas em participar do concurso, no Portal Transparência de Várzea Grande, o que abriu suspeitas de direcionamento de licitação.

Devido os apontamentos, a promotora de Justiça da Promotoria Especializada na Defesa da Probidade Administrativa e do Patrimônio Público, Taiana Castrillon Dionello destacou que o pregão merece cautela e suspensão.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -
spot_img