Além disso, tornou-se obrigatório o uso de máscaras para profissionais da saúde e pacientes em todos os ambientes de atenção à saúde no município.
Após um aumento significativo de casos confirmados da Covid-19, a Prefeitura de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, voltou a recomendar o uso de máscaras para todos, em qualquer ambiente que contenha aglomeração de pessoas e lugares fechados, conforme uma portaria divulgada nessa quinta-feira (1°).
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Gonçalo Barros, o atual cenário da doença impõe a antecipação de medidas preventivas diante dos quadros enfrentados em anos anteriores.
Além disso, a portaria informou que tornou-se obrigatório o uso de máscaras para profissionais da saúde e pacientes em todos os ambientes de atenção à saúde no município.
Confira outras medidas orientadas pela Portaria:
- Higienizar as mãos com água e sabão ou usar álcool 70%;
- Manter distanciamento social;
- Cobrir nariz e boca com lenço de papel ou com o antebraço, e nunca com as mãos ao tossir ou respirar. Descartar adequadamente o lenço utilizado;
- Evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Se tocar, sempre higienize as mãos;
- Manter uma distância mínima de cerca de um (1) metro de qualquer pessoa tossindo ou espirrando;
- Higienizar com frequência os brinquedos das crianças e aparelhos de celular;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos;
- Evitar aglomerações, principalmente em espaços fechados e manter os ambientes limpos e bem ventilados;
- Em casos de sintomas gripais procurar unidade de saúde para atendimento médico e realização de teste, em caso de confirmação manter-se em isolamento domiciliar (casos leves);
- Realizar a vacinação conforme idade, grupo prioritário e situação vacinal;
Em janeiro deste ano, os municípios de Água Boa, Cáceres e Nova Xavantina também emitiram um comunicado para que a população volte a usar máscara e adote novamente as medidas de prevenção contra a Covid-19.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) também fez um alerta oficial às cidades para que voltem a tomar as medidas de prevenção e intensifiquem a vacinação conta a doença.
Aumento de casos em 2024
Nessa segunda-feira (29), em Sorriso, a 420 km de Cuiabá, ocorreu a 1ª morte no município causada pela Covid-19 desde junho de 2023. Segundo a prefeitura, a vítima trata-se de um idoso de 72 anos que morreu no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande.
Conforme quadro clínico, o paciente tinha diabetes, hipertensão, insuficiência renal, entre outras comorbidades. Ainda de acordo com a prefeitura, o município já registrou 255 óbitos desde o início da pandemia.
A SES-MT informou que, em todo Mato Grosso, somente do dia 1° de janeiro até esta quinta-feira (1°), foram registradas 10 mortes por Covid-19 no estado. (veja locais abaixo)
Locais com óbitos pela Covid-19:
- Poconé (1)
- Sorriso (1)
- Nova mutum (1)
- Guarantã do Norte (1)
- Rosário Oeste (1)
- Primavera do Leste (1)
- Ribeirão cascalheira (1)
- Cuiabá (1)
- Aripuanã (1)
- Água Boa (1)
- Santa Terezinha (1)
- Sinop (1)