Categories: NACIONAL

Ao lado de Pacheco, Lula faz criticas à Zema: ‘Não compareceu a nenhuma reunião’

O presidente afirmou que o governador de Minas Gerais enviou o vice para as reuniões com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e garantiu que o governo federal vai “fazer todo o esforço” para solucionar o problema da dívida dos estados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), em reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O petista afirmou que Zema “não compareceu a nenhuma reunião”, só “mandou o vice”, Mateus Simões (Novo).

“Eu estou na Presidência há 10 meses e de vez em quando eu ouço o Haddad falar que tem tentado discutir as dívidas dos estados com os governadores, e é importante lembrar que o governador de Minas Gerais não compareceu a nenhuma reunião. Ele mandou o vice”, disse Lula.

A crítica foi registrada em vídeo gravado durante a reunião entre o chefe do Executivo e os ministros, na terça-feira (21/11), ao qual a imprensa teve acesso. No registro, Lula ainda garante que o governo federal vai “fazer todo o esforço” para solucionar o problema da dívida dos estados.

“Da parte do governo federal, vamos fazer todo o esforço para que a gente encontre uma solução amigável, que possa ser sustentável para o Estado e para a União, porque a gente não tem interesse em prejudicar nenhum estado, não temos interesse de prejudicar nenhum funcionário público. O que nós temos interesse é que todos os estados cumpram o que está na lei para que a gente possa ver esse país voltar à normalidade”, declarou o presidente. “Eu espero que daqui para a frente o governador compareça para conversar com o ministro da Fazenda”, completou.

Nesta quarta-feira (22/11), Zema compareceu ao Ministério da Fazenda para se reunir com Haddad. Após o encontro, o governador rebateu a crítica de Lula e disse que está empenhado em solucionar a dívida de Minas. “Eu estou aqui para solucionar. Se eu for xingado, apedrejado e solucionar, eu vou sair satisfeito”, afirmou.

Nas redes sociais, o governador de Minas Gerais também falou sobre o assunto e relembrou um encontro que teve com Haddad e governadores de outros estados. “Desde o início da minha gestão busco soluções para recuperação econômica de Minas. Em maio, ao lado dos outros governadores, estive com o ministro Haddad para resolver a dívida dos estados. Hoje, estou em Brasília, mais uma vez, na busca de diálogo e solução”, escreveu Zema, que finalizou a publicação com a hashtag #MentiraTemPernaLonga.

O Noroeste

Recent Posts

Homem que morreu em Brasília após explosão anunciou atentado na web

O carro que explodiu no anexo IV da Câmara dos Deputados na noite desta quarta-feira,…

13 horas ago

Reintegração de posse é realizada em área de preservação ocupada irregularmente em Sorriso (MT)

O espaço continha plantações de hortifrúti e algumas construções, como uma cerca e um casebre…

13 horas ago

Nova linha de ônibus prevê atendimento em bairros interligados ao Contorno Leste em Cuiabá; veja rota

Linha estima atender entre 30 a 40 mil passageiros, diariamente, sem necessidade de deslocamento até…

13 horas ago

Idoso é preso por maus-tratos após dois cães morrerem enforcados com corda em Cuiabá

Animais morreram enforcados após passarem o dia amarrados por uma corda. Um idoso foi preso…

13 horas ago

Prêmios de R$ 100 mil do sorteio de outubro do Nota MT vão para Acorizal e Cáceres

Para concorrer o cidadão deve solicitar a emissão do documento fiscal com a inclusão do…

15 horas ago

Lista de secretários do governo de Abilio Brunini (PL) chega a 9; confira nomes

Ainda restam 11 nomes a serem divulgados para compor as 20 secretarias da Prefeitura de…

15 horas ago