Categories: FeaturedMAIS MT

Antes e depois: ponto turístico fica submerso após temporal em MT

Um temporal que atingiu Nobres, a 151 km de Cuiabá, deixou o Balneário Estivado submerso nesta sexta-feira (17). A área é um dos principais pontos turísticos da cidade e está localizado no Rio Estivado, no distrito de Bom Jardim. Veja o antes e depois do local no vídeo acima.

As visitas e passeios agendados por agências estão suspensos desde quarta-feira (15).

A administradora do local há 23 anos, Shirley Estivado, contou que se surpreendeu com a enchente. Segundo ela, é normal o nível do rio subir a cada 10 anos, mas neste ano aconteceu de forma repentina.

Ela explicou que estava em outra cidade e que assim que soube das chuvas e do aumento do nível da água, dispensou os funcionários do local.

“O sentimento é de grande tristeza e impotência ao mesmo tempo. Afinal, a natureza é algo incontrolável ao homem. [Estamos] apenas esperando baixar o rio para iniciarmos a limpeza, e colocar em funcionamento para começar a fazer as reformas necessárias, pois nosso bar cedeu e terá que ter reforma geral”, contou.

 

Balneário Estivado em Nobres antes (à esquerda) e depois da enchente (à direita) — Foto 1: Divulgação — Foto 2: Wellington Fernandes

Shirley relatou que perdeu alguns móveis e eletrodomésticos que estavam no local, mas ainda tenta salvar parte dos itens que permanecem no balneário.

“Vi que estava subindo o rio com uma velocidade acima do normal, consegui pessoas para ajudar e começamos a mudar os freezer de lugar, porém na madrugada subiu muito e não tivemos como salvá-los infelizmente”, relatou.

 

Segundo o guia de turismo, Wellington Fernandes a região recebia muitos visitantes e não acontecia uma enchentes como essa desde 2017. Apesar dos rastros de destruição, ele acredita que o cenário pode mudar em poucos dias.

“Nasci e cresci aqui, mas desde 2017 não dava uma enchente assim, geralmente daqui 2 a 3 dias, quando baixar a água, ela volta a ficar limpa e normal”, contou.

Chuvas intensas em MT

Chuvas intensas estão atingindo Mato Grosso nas últimas semanas e têm causado estragos pelo estado.

As chuvas causaram alagamentos e enchentes nos municípios de Rio Branco e Salto do Céu, a 361 km e 383 km de Cuiabá respectivamente. As duas cidades são próximas, separadas por uma distância de cerca de 10 km.

Em Salto do Céu, um temporal causou o desmoronamento de uma ponte sobre o Rio Branco, que transbordou com o volume da água. Já a Prefeitura de Rio Branco decretou situação de emergência e calamidade pública por conta das chuvas. O decreto vale por 180 dias e autoriza ações emergenciais para atender a população.

*Sob supervisão de Kessillen Lopes

mtmais

Recent Posts

“Vamos chegar entre os cinco melhores estados do país em Educação”, destaca governador

Durante abertura da Semana Pedagógica, Mauro Mendes destacou avanços obtidos nos últimos anos O governador…

5 horas ago

Governo de MT realiza workshop de comunicação pública e institucional

As inscrições poderão ser feitas até o dia 31 de janeiro, com vagas limitadas O…

5 horas ago

Corpo de homem é encontrado em estado de decomposição em córrego de Cuiabá

Principal suspeita é que as fortes chuvas tenham levado o corpo até o local. O…

5 horas ago

Contas do Governo de MT são aprovadas pela Assembleia Legislativa

Aprovação seguiu parecer favorável do TCE para a gestão fiscal do Estado A Assembleia Legislativa…

8 horas ago

Governo de MT fará aporte para construção de casas populares em mais oito municípios

Residenciais serão construídos pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), com complementação do valor pelo Governo…

8 horas ago

Deputados aprovam por unanimidade RGA de 4,83% dos salários dos servidores

Revisão Geral Anual tem o mesmo percentual da inflação oficial do país, apurada pelo IBGE,…

8 horas ago