26 C
Cuiabá
sexta-feira, novembro 15, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioALMT aprova projeto que prevê criação de plano estadual de arborização urbana...

ALMT aprova projeto que prevê criação de plano estadual de arborização urbana em Cuiabá

Um novo projeto de lei que propõe criar uma política estadual de arborização urbana e criar um sistema de informações sobre o tema foi aprovado nesta terça-feira (15) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O projeto de lei nº 839/2024 planeja criar novas áreas verdes nas cidades, promover educação ambiental e o plantio de árvores em calçadas e parques.

Conforme o projeto, a proposta nasceu da necessidade de plantar árvores no perímetros urbanos de Cuiabá e foi baseado na pesquisa inédita do curso de Engenharia Florestal em Ciências Florestais e Ambientais, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), divulgado na última quinta-feira (10).

Antes considerada a ‘cidade verde’, hoje Cuiabá possui apenas 26% da área arborizada e não está de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 12 m² de área verde por habitante, ou seja, cerca de três árvores por morador.

O texto aprovado, se sancionado pelo governo, terá de passar por planos de longo prazo reavaliação periódica, para definir o plantio de árvores e regras para manutenção e compensação na retirada de árvores, entre outros aspectos pelas prefeituras e Estado.

A proposta foi criada pelo deputado Eduardo Botelho (União) e em trechos do projeto, ele vem para “corrigir as distorções do processo de urbanização, que atualmente transformaram o verde no contexto urbano, que deveria ser um direito de todos, em um privilégio que poucos podem usufruir”.

A coordenadoria do programa Verde Novo, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) enfatizou a importância das áreas verdes dentro das cidades e disse que o indíce mínimo de cobertura arbórea por habitante para que se tenha um meio ambiente urbano saudável não é um objetivo impossível de realizar.

“Não é algo impossível de se alcançar, se pensarmos que todos nós somos responsáveis pelo meio ambiente, inclusive o urbano, e fizermos a nossa parte de plantarmos e mantermos, com isso, a gente [Cuiabá] já vai para dentro desse índice e vai começar a sentir os benefícios dessa arborização urbana”, contou coordenador do programa Verde Novo, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Sérgio Savioli.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -
spot_img