O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial sobre o risco de tempestades em Cuiabá e outros 59 municípios de Mato Grosso. Chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora e ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora podem atingir o estado entre este domingo (29) e segunda-feira (30). (Confira a lista dos 60 municípios no fim da matéria)
O alerta inclui também possíveis quedas de granizo. O instituto informa que, em caso de rajadas de vento, o ideal é não se abrigar ou estacionar o veículo embaixo de árvores, torres de transmissão e placas de propaganda. Já sob o risco de descargas elétricas, o aconselhável é evitar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Para que a população se proteja do perigo eminente, a Defesa Civil divulgou uma lista com outras recomendações para serem seguidas durante as tempestades que estão por vir, confira abaixo:
Já em casos de transtornos envolvendo acidentes e riscos de vida, a recomendação é entrar em contato com a própria Defesa Civil ou com o Corpo de Bombeiros. A Defesa alinda orientou que a população não jogue lixo ou entulho em lotes baldios, bueiros, quintais, córregos ou ruas, para evitar os alagamentos.
Com o início da primavera, as chuvas começam a chegar na região Centro-Oeste. Meteorologistas apontam que, a temperatura extrema e ondas de calor podem potencializar os temporais.
De acordo com a meteorologista Josélia Pegorim, a partir de outubro, as pancadas de chuva devem acontecer, porém o volume será abaixo do normal e o calor não deve dar trégua.
“A primavera de 2024 será com temperaturas um pouco acima do normal no norte de Mato Grosso e chuva abaixo. A expectativa de que chova menos que o normal, vale não só para o mês de outubro, mas também novembro e dezembro”, explicou.
Confira a lista dos 60 municípios de Mato Grosso com alerta de tempestades:
Em comparação com o mesmo período de 2023, a cesta está 9,54% mais cara, quando…
Ação é realizada por meio da Seaf e começou em 2022 no município, com apoio…
Prova teve como tema a luta contra o feminicídio, por meio da campanha “Juntos, somos…
A reunião entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e os líderes de associações de…
Os municípios que não utilizarem integralmente os recursos da Lei Paulo Gustavo até o próximo…
Para este ano, o instituto prevê safra de 293,8 milhões de t, 6,9% menor do…